Inclusão escolar: apresentando sua criança aos colegas e professores

Inclusão escolar: apresentando sua criança aos colegas e professores

Como ajudar uma criança com autismo na escola

Compartilhe nosso artigo com seus familiares, colegas e amigos clicando nos botões a seguir:

A interação e a comunicação entre Como ajudar uma criança com autismo na escolaa criança, sua família e a comunidade escolar podem trazer muitos benefícios ao processo de inclusão. Isso é o que mostra a história de Mariana Caminha, mãe do Fabrício, de 04 anos. Ela criou um fantástico panfleto com informações carinhosas e dicas preciosas sobre o pequeno Fabrício. O intuito de Mariana é não só facilitar o processo de inclusão escolar do seu filho, mas também divulgar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista à comunidade.

O panfleto contém uma linda foto de Fabrício, circundada por grupos de características que podem ser muito importantes em seu dia a dia na escola. Segundo o panfleto, entre os talentos e habilidades de Fabrício sua mãe destaca a sua coordenação motora, a sua capacidade para imitar, dar carinho, memorizar e mexer em aparelhos celulares. Entre seus interesses e motivações estão correr, pular, cantar, subir e descer ladeiras, piscinas e Disney. Ao se comunicar, a mãe explica que Fabrício usa “uh-ô” para suco e “a-uh-da” para ajuda, e ela também esclarece que ele gosta muito das vogais e compreende tudo que lhe é dito. A mãe ainda explica que Fabrício pode dar gritinhos de alegria, pode fazer birra quando contrariado, pode se assustar com cachorros, e tem dificuldades em dividir e permanecer sentado.

Mariana apresenta as informações sobre o filho de um jeito divertido, simpático e afetuoso no panfleto, e espera que o infográfico elaborado por ela possa ajudar outras crianças com autismo. Ela recomenda que o infográfico de cada criança seja editado, impresso e enviado aos pais dos coleguinhas de classe através de um envelope, podendo ser também encaminhado aos professores e à direção da escola da criança. O panfleto pode ser editado para cada criança a partir de um arquivo que pode ser solicitado à Mariana através do e-mail mcaminha@me.com.

Para conhecer melhor a iniciativa de Mariana, você poderá ler uma reportagem publicada no site do Jornal Correio Braziliense e acessar o perfil dela no Facebook através do “Doutores do TEA”.

Para ter mais ideias sobre como ajudar uma criança com autismo na escola, você poderá também imprimir e compartilhar com a comunidade da escola o nosso cartaz com 15 Dicas sobre Inclusão Escolar, ler um texto sobre o Estilo Responsivo na Inclusão de Crianças com Autismo e participar de um de nossos cursos.

Faça parte da conversa. Deixe seu comentário abaixo.

Compartilhe nosso artigo com seus familiares, colegas e amigos clicando nos botões a seguir:

14 comentários em “Inclusão escolar: apresentando sua criança aos colegas e professores”

    1. Inspirados pelo Autismo

      Obrigado, Adriana!

      Ficamos muito contentes com a sua apreciação em relação ao nosso artigo!

      Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo

    1. Inspirados pelo Autismo

      Olá Sumara,

      Que bom saber sobre a sua linda filha! Esperamos que as ideias contidas no artigo possam ser úteis para vocês!

      Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo

  1. Tenho alguns alunos autistas na sala de recursos e amei a ideia. Com certeza irá ajudar muita aos alunos, suas família s e toda equipe escolar. É sempre muito bom compartilhar sugestões de como tornar o trabalho com as crianças autistas ainda melhor. Eles merecem!

  2. kaliandra oliveira

    Amei entre muitos artigos a ideia da mãe de Fabrício (a Mariana), gostei tanto que irei copiar a ideia e como meu filho irá mudar de escola farei um cartaz com esse modelo, para que seja mais rápido a compreensão da comunidade escolar em relação ao autismo.

  3. Que bela iniciativa! Tenho um filho autista de 4 anos que irá para a escola ano que vem. Vou copiar esta brilhante ideia! Parabéns!!

  4. Andréia Oliveira

    Oi, achei lindo o folder. Meu pequeno de 05 anos está indo para um novo colégio, pensei em fazer algo do tipo, e a imagem me ajudou bastante!

    1. Inspirados pelo Autismo

      Oi Andréia, que ótimo que o material lhe deu ideias do que confeccionar para seu filhinho!

  5. Como é bom conhecer ideias que ajudam a integrar e acolher na chegada na escola de forma divertida e amorosa! Parabéns, Mariana!

    1. Inspirados pelo Autismo

      Oi Raquel, você poderia usar o Adobe Photoshop, o Paint, o Powerpoint, o Keynote ou até mesmo o site Canva (editor de imagens online) para criar o cartaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *