Consultoria presencial para pessoas com autismo
Consultoria presencial
Na consultoria presencial, um consultor trabalha na residência da família de uma pessoa com autismo ou na instituição contratante do serviço. A visita permite que o consultor tenha uma visão mais completa de como a criança ou adulto com autismo está habituado a interagir com seus familiares e membros de sua equipe. As consultorias presenciais possibilitam um maior aprendizado em relação a como ajudar essa pessoa, e mais tempo para explorar em profundidade as questões da família ou da instituição. Nossos consultores oferecem consultorias presenciais em algumas cidades brasileiras.
Na consultoria presencial, os consultores realizam sessões responsivas com as crianças/adultos com autismo e oferecem orientações sobre a aplicação personalizada da abordagem aos familiares, voluntários e profissionais envolvidos. Consultorias telefônicas ou virtuais (pela internet) podem ainda ser combinadas às consultorias presenciais para auxiliar a compreensão e a aplicação do método pelas famílias e profissionais.
As atividades de um dia de consultoria presencial geralmente distribuem-se entre as 9 e 18 horas, e podem incluir qualquer combinação das seguintes atividades:
- O consultor trabalha com a criança ou adulto com autismo individualmente no quarto de brincar/interagir para avaliar seu nível de desenvolvimento social e demonstrar ao mesmo tempo a aplicação das técnicas da abordagem interacionista, responsiva, motivacional e lúdica utilizada pela Inspirados pelo Autismo. Este trabalho oferece uma oportunidade para que os pais e equipe aprendam mais sobre como implementar o programa de desenvolvimento. Pais, profissionais e voluntários podem observar as sessões através de uma janela de observação (se disponível) ou através de câmeras no quarto. As sessões no quarto podem ser gravadas e utilizadas no treinamento de novos membros da equipe.
- Os pais e a equipe realizam sessões no quarto com a criança para aplicar a metodologia ensinada. As sessões são observadas pelo consultor.
- Após cada sessão com a pessoa com autismo, seja ela realizada pelo consultor ou pelos pais e equipe, o consultor coordena uma sessão de feedback e apoio em que responde a quaisquer perguntas que os pais ou membros da equipe tenham em relação às sessões para facilitar a maior compreensão das técnicas e princípios da abordagem aplicados ao programa específico de sua criança ou adulto com autismo.
- O consultor participa de reuniões de grupo com os pais e voluntários para oferecer uma avaliação do desenvolvimento social da pessoa e estabelecer com o grupo metas e estratégias para o desenvolvimento social da criança.
- O consultor auxilia o grupo na criação de novos jogos, brincadeiras e atividades interativas estimulantes que tenham como objetivo ajudar a pessoa a alcançar as metas de desenvolvimento social identificadas.
- O consultor oferece treinamento para os pais (ou para o coordenador do programa de desenvolvimento escolhido pelos pais) em como treinar uma equipe de trabalho para o programa domiciliar da criança.
- Caso a criança esteja frequentando a escola, o consultor pode observar a dinâmica da criança na escola e dialogar com a equipe da escola sobre estratégias eficazes a serem utilizadas em um programa de inclusão personalizado para a criança.
- A consultoria também pode ser realizada em uma instituição, como por exemplo, uma clínica multidisciplinar.
Vera” mãe da Júlia” – A Mariana não só trouxe a aceitação e a atitude amorosa para dentro da nossa casa e dos nossos corações, como foi e é a melhor amiga da Júlia, pois a aceitação e o amor estão em seu coração antes de tudo. Ela já nasceu assim. Tudo aquilo que a maioria das pessoas tem que treinar arduamente para conseguir adotar em sua atitude, ela tem naturalmente. Já veio de fábrica.
Renata Soares mãe do Matheus – Meu filho hoje olha nos olhos, chama para brincar no quarto, diz o que quer e o que não quer fazer, faz carinho nas voluntárias, canta com elas, dança, e ri muito…ah e o mais importante recentemente, ele também pede p fazer xixi. Essa era minha meta mais temida e foi orientada pelo Lincoln.
Andrea mãe de João Pedro – O facilitador Lincoln é fantástico, centrado, mescla magistral e magicamente o método às necessidades, trabalha com mente e coração. Acredita, incentiva teve amor pelo nosso filho e familiares, é um profissional que possui conhecimento, prática e relevância e de maneira simples encanta a todos e tem amor em sua essência.
Os pré-requisitos para uma consultoria presencial são:
- Que a família tenha um quarto de trabalho para a criança/adulto com equipamento de observação adequado (ou janela de observação).
- Que a família tenha pessoas disponíveis para cuidar de sua criança/adulto durante as horas de reunião entre a família e a equipe presente.
Por favor nos contate através da nossa página de contato para mais informações.