Imitar os Animais
Interesses:
Animais, encenação dos movimentos e sons dos animais, brincadeiras de esconde-esconde e pega-pega.
Metas principais:
Auxiliar no reconhecimento das vogais. Aumentar a participação física da criança na atividade.
Ação motivadora:
Encenação por parte do adulto facilitador dos movimentos e sons dos animais.
Solicitação (o papel da criança):
A criança reconhecer as vogais associadas a cada animal.
Estrutura da atividade:
Observe quais são os animais preferidos da criança e crie apoios visuais contendo a imagem do animal e uma vogal. Logo, teremos cinco imagens de animais diferentes, sendo um animal para cada vogal. Explique para a criança que você poderá encenar vários animais diferentes e mostre a ela as imagens representando cada animal. Coloque as imagens dos animais e suas vogais no chão – para tornar a atividade mais atrativa, use imagens coloridas dos animais e destaque as letras em cada folha.
Após encenar os animais para a criança por algum tempo, o adulto mostrará para a criança que, pisando em cada imagem no chão, um animal diferente aparece. O adulto pode mostrar que, por exemplo, ao pisar na imagem com a letra “E” e o desenho de um elefante, um engraçado elefante será encenado pelo adulto.
O adulto poderá utilizar máscaras, fantasias ou fantoches para tornar a interação com a criança mais divertida. O adulto poderá também fazer suspense ou sons onomatopaicos diferentes durante a encenação de cada animal.
Quando a criança estiver altamente conectada, demonstrando este interesse através de olhares, sorrisos, gestos, sons ou palavras, o adulto poderá fazer uma pausa e pedir que ela pise sobre uma das letras/imagens para que o respectivo animal seja encenado (por exemplo: “Vamos pisar na letra ‘E’ e o elefante vai chegar!”).
Ao longo dos ciclos da atividade, após solicitar que a criança pule numa determinada imagem/letra e encenar o animal correspondente, o adulto poderá ir em direção à criança de forma descontraída, iniciando uma brincadeira de esconde-esconde ou pega-pega.
Variações:
Podemos ajustar o grau do desafio desta atividade quando a criança já identificar as vogais com facilidade inserindo o uso de um dado para sortear a vogal que deverá ser pisada pela criança (por exemplo, o adulto poderá criar um dado com uma caixa de papel em que cada face é uma determinada letra). Após o sorteio com o dado, o adulto poderá estimular que a criança fale a vogal em voz alta e pise na imagem colocada no chão, para que o adulto então encene o animal correspondente.
Para ajudar a criança a manter-se motivada durante a interação e prolongar o tempo de duração da atividade, podemos proporcionar variações na ação motivadora, oferecendo brincadeiras de cócegas, brincadeiras com pulos ou giros após a encenação de cada animal. O adulto poderá também cantar músicas relacionadas a cada animal com a criança, em vez de apenas encenar o animal da vez.
Caso a criança não se interesse por animais ou pela encenação dos animais, podemos manter a estrutura da atividade original e modificar o tema, seguindo os interesses e motivações atuais da criança. Em vez de animais, cada letra pode estar associada a diferentes personagens de filmes e desenhos, ou a meios de transporte, que serão representados pelo adulto.
Se a criança se interessa por animais ou pela encenação dos animais, mas desejamos trabalhar uma meta diferente da identificação das vogais, como, por exemplo, o aumento do período de atenção compartilhada ou o pensamento simbólico, nós podemos manter a brincadeira, mas modificar o papel da criança na atividade. Além de solicitarmos que a criança pule sobre cada imagem/letra correspondente a um animal, o adulto e a criança podem criar juntos uma história sobre cada animal, podem encenar juntos um pequeno teatro sobre o animal ou ainda fazer desenhos (ou sequências de desenhos) sobre cada animal.
Conheça outras atividades interativas em nosso site para ajudar crianças, adolescentes e adultos com autismo a desenvolver as suas habilidades sociais!
]
6 comentários em “Atividade para educação inclusiva – como ensinar crianças com autismo a identificar vogais”
Ótimo site com sugestões bem bacanas!! Algumas eu já utilizo!!
Olá Simara,
Agradecemos a apreciação de nosso site e de nossas atividades lúdicas para crianças, adolescentes e adultos com autismo.
Gostaríamos de informá-la que lançamos recentemente um moderno e eficaz serviço que possibilita o aprendizado sobre as estratégias de nossa abordagem à distância, e de uma forma bem prática: a Resposta Inspiradora.
A área Resposta Inspiradora é um espaço de acesso exclusivo para assinantes onde pais, profissionais e pessoas interessadas no tema autismo poderão obter respostas para suas dúvidas sobre o desenvolvimento de pessoas com autismo.
Assista aos primeiros vídeos da Resposta Inspiradora e veja como esse serviço poderá ajudar você com a suas dúvidas sobre o desenvolvimento de pessoas com autismo: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/area-resposta-inspiradora/
Para se inscrever nesse serviço, acesse o nosso site pelo link abaixo:
https://www.inspiradospeloautismo.com.br/loja-virtual/
Será um prazer compartilhar mais estratégias de nossa abordagem com você!
Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo
Sou Psicopedagoga e sinto dificuldades em trabalhar com crianças que possuem autismo leve. Comecei a pesquisar e encontrei esse site, que naturalmente vai me ajudar bastante. Fico bastante agradecida pela ajuda. E gostaria de poder contar mais uma vez com ajuda de vocês.
Olá Marisa,
A abordagem própria com a qual trabalhamos pode ajudar crianças, adolescentes e adultos no espectro do autismo e com dificuldades similares a desenvolver os seus talentos e as suas habilidades. Recomendamos que você acompanhe os nossos informativos para saber as datas e local de realização de nosso próximo curso Educação Inclusiva para Pessoas com Autismo. Nesse curso, você aprenderá como desenvolver atividades personalizadas para crianças e adultos com autismo a partir do estágio de desenvolvimento e dos interesses e motivações de cada pessoa.
Acompanhe também a nossa seção de atividades interativas para ter mais ideias sobre como trabalhar com pessoas com autismo: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/atividades-interativas-para-pessoas-com-autismo/
Caso deseje uma supervisão à distância, você poderá ainda contar com as consultorias virtuais/telefônicas com consultores de nossa equipe. Mais informações sobre esse serviço poderão ser obtidas pelo email info@inspiradospeloautismo.com.br ou em nosso site pelo link a seguir: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/servicos-para-pessoas-com-autismo/consultas-telefonicasvirtuais/
Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo
Sou mãe de um autista de 17 anos , seria possivel utilizar esta técnica no meu filho também?
Olá Tânia, você pode associar os interesses de seu filho às vogais ou consoantes para ajudá-lo a identificar essas letras, independentemente da idade. Se ele se interessar pela sua encenação de animais, você poderá realizar a atividade como descrita acima, mas se ele não se interessar, você pode susbstituir a ação motivadora por algo que seja motivador para seu filho. Não conhecemos seu filho, mas se ele se interessar por modelos de meios de transporte, você pode trazer imagens destes transportes para dar para ele e ajudá-lo a identificar as primeiras letras de cada transporte.