Veja aqui mais uma ideia de atividade para crianças com autismo com o objetivo de estimular o contato visual (olhar nos olhos) e a começar a interagir com um adulto em uma atividade de 2 minutos ou mais – habilidades fundamentais para o desenvolvimento social. A atividade sugerida é simples para se aplicar e também está entre as favoritas de nossas crianças!
Interesses
Ter partes do corpo apertadas (massagem de forte pressão), cócegas, animais do zoológico, onomatopeias, movimentos corporais exagerados.
Metas Principais
Estimular o contato visual – olhar por 1 a 2 segundos por vez para iniciar e manter a interação com parceiros conhecidos e responsivos. Desenvolver atenção compartilhada de 2 minutos ou mais.
Ação Motivadora (o papel do adulto)
Animando o fantoche do leão nas mãos, o adulto imita os trejeitos e sons do animal enquanto aperta as mãos da criança.
Solicitação (o papel da criança)
Olhar nos olhos do adulto para demonstrar que está interessada em receber mais da ação motivadora realizada na atividade interativa.
Preparação da Atividade
Você poderá confeccionar em E.V.A. ou feltro os fantoches dos animais que a sua criança mais gosta. Caso a criança tenha bichos de pelúcia dos animais, poderá utilizá-los como fantoches. Se o fantoche puder mexer e abrir a boca, a atividade ficará ainda mais divertida.
Estrutura da Atividade
Com o fantoche do leão em uma das mãos, você avisa para a criança que agora o leão virá brincar com ela. Você imita os sons e os trejeitos do animal para motivar a criança a olhar para você e não apenas para o fantoche do leão. Com movimentos corporais exagerados e variação na entonação de voz, você anuncia para a criança que está prestes a apertar as mãos ou os braços dela. Se a criança então permitir a aproximação do adulto, este aperta as mãos dela sem solicitar nada em troca, apenas agradecendo a criança por ter permitido a aproximação. Começa assim uma atividade cíclica, onde o adulto faz a ação motivadora por alguns minutos, dá alguns passos para trás, faz suspense e de forma previsível avisa a criança que “o leão vai apertá-la” novamente. Cada vez que a criança olha espontaneamente para o adulto – mesmo por breves momentos – este comemora a iniciativa dela e intensifica a ação do leão, ressaltando que é o olhar que move o leão para apertar as mãos. Quando a criança estiver motivada pela atividade (sorrindo, puxando os seus braços ou o leão na direção dela) dê alguns passos para trás, anuncie que vai “apertá-la”, mas espere até que ela olhe em seus olhos. Se ela não olhar, solicite gentilmente que ela olhe para demonstrar que deseja mais de sua ação. Espere pelo olhar da criança e então comemore o olhar e volte a agir como o leão.
Variações
Caso a criança não tenha interesse por animais do zoológico, mantemos a estrutura da atividade original e modificamos o personagem de acordo com o seu interesse, por exemplo, utilizando o fantoche da Peppa Pig, de um personagem dos Monstros S.A. ou imitando personagens como bruxa e pirata para realizar a ação de “apertar” as mãos.
Para ajudar sua criança a manter-se interessada e motivada pela atividade, podemos ampliar os locais apertados pelo bicho ou personagem, como por exemplo, braços, pernas, pés, costas, barriga, etc.
Quando a criança estiver muito motivada e já tiver adquirido um período médio de atenção compartilhada de 2 minutos, poderemos ajudar a criança a permanecer na atividade interativa por 6 minutos ou mais. Uma estratégia para prolongar a atividade seria inserir outros bichos além do leão para apertar-lhe as mãos, todos oferecendo a mesma ação motivadora de apertar. Para a criança ter a previsibilidade do que irá acontecer e sentir-se segura para interagir, é importante que antecipemos para ela qual será o próximo animal a apertá-la, por exemplo: “Agora quem vai apertar é o macaco!” ou “O macaco aperta”.
Quando estivermos ajudando a nossa criança a desenvolver um período médio de atenção compartilhada de 12 minutos, poderemos aumentar a complexidade da estrutura trazendo diversos bichos, e cada um oferecer uma ação motivadora diferente para a criança, como por exemplo, o urso que aperta a criança, o macaco que faz cócegas, o elefante que faz carinho, o cavalo que a leva para passear nas costas. É importante sempre anteciparmos para a criança o momento em que estamos prestes a alternar o bicho, por exemplo: “Agora quem vem é o macaco que faz cócegas!”. Após demonstrar para a criança o que cada bicho faz, você pode convidá-la a escolher qual bicho (e sua ação motivadora correspondente) ela deseja em seguida.
Ao oferecer esta atividade, se a criança não permitir a ação de apertá-la, podemos utilizar a estrutura da atividade e realizarmos outra ação motivadora, por exemplo, uma outra forma de massagem, cócegas ou uma “formiguinha” que sobe nas pernas dela.
Por Graziela Tinti e Mariana Tolezani
Esta e as outras atividades interativas apresentadas no site da Inspirados pelo Autismo foram desenvolvidas para promover o desenvolvimento de pessoas com características do autismo e sua vizualização é universal e gratuita. Porém, todos os materiais presentes neste site são protegidos por leis de direitos autorais. Para reproduzir qualquer parte do material do site, solicitamos que o nome Inspirados pelo Autismo e o link do site www.inspiradospeloautismo.com.br sejam inclusos na apresentação do material compartilhado.
4 comentários em “O Leão que Aperta – atividade para crianças com autismo”
Já brinco dessa forma com meus alunos. Fico feliz por estar indo no caminho certo.
Adorei as atividades sugeridas !!! Parabéns !!!
Exmo Senhores
Sou professora trabalho com alunos surdos, mas adoro trabalhar com crianças com autismo.
Sou portuguesa e gostava de adquirir algum material vosso e se possível fazer um curso online.
Fiquei encantada com o vosso material.
Qual o valor para adquirir o vosso material e algum curso online.
Aguardo informação.
Margarida Braga
Olá Margarida,
Agradecemos pelo interesse em nossa abordagem.
Gostaríamos de lhe recomendar a realização de uma consultoria virtual com a Mariana Tolezani.
Nossas consultas virtuais proporcionam às famílias e profissionais uma personalizada, detalhada e cuidadosa orientação à distância.
Enviamos ao seu endereço de email mais informações sobre esse serviço.
Será um prazer apoiá-la no desenvolvimento das crianças com autismo em Portugal!
Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo