Atividades de vida diária para pessoas com autismo
Atividade para ajudar a criança a comer frutas:
“Pega-pega do Pica-pau acordando”
Resumo:
- Atividade: Pega-pega do Pica-Pau acordando
- Metas: Expandir a alimentação, incorporando novas frutas ao cardápio
- Interesses da criança: Pega-pega, cócegas, rodar, massagem, Pica-Pau, suspense
- Ações motivadoras: Ser o Pica-Pau que acorda e corre em direção à criança para fazer cócegas, rodá-la, jogá-la para o alto e pressionar partes de deu corpo com o colchão.
Atividade para a ingestão de novos alimentos:
“O cavalinho que come brócolis”
Atividade para a escovação de dentes:
“Virando um leão”
3° passo: A criança escova seus dentes (ou ajuda você de alguma forma a escovar seus dentes) e você vira um leão.
4° passo: A criança escova os próprios dentes e você vira um leão.
5° passo: Você escova os dentes da criança e você vira um leão.
Se a sua criança não se interessar em ver você virar um leão, você pode oferecer outras ações motivadoras como virar um macaco saltitante, cantar as músicas favoritas dela, fazer cócegas ou massagem na criança, desenhar um trem ou avião para ela, sempre associando sua ação motivadora ao ato de se usar a escova de dentes.
Importante!:Lembre-se de comemorar qualquer movimento da criança como uma tentativa de fazer o que você solicitou!
Você poderá ainda utilizar escovas com um visual divertido e pastas/substâncias com sabor agradável. Escovas elétricas ajudam em alguns casos!
Procedimentos em consultório dentário:
1° passo: Antes de levar a pessoa ao consultório do dentista para os procedimentos dentários, trabalhar a temática em casa, explicar o que acontece no consultório do dentista, mostrar fotos e vídeos (se possível do dentista escolhido pela família), brincar de ser dentista em casa, tornar o evento da ida ao dentista algo mais previsível para a criança.
2° passo: No consultório, promover a gradual exposição e dessensibilização dos odores, sabores, texturas, sons e imagens de um consultório dentário.
3° passo: No consultório, permitir que a criança utilize objetos de conforto e/ou se beneficie da companhia de pessoas com quem se sinta segura.
4° passo: Conhecer e brincar com o dentista durante a visita, sem pressa para iniciar o tratamento. O dentista poderia brincar de escovar os dentes!
Leia mais sobre: