Aluno com autismo na escola - história de persistência!

Aluno com autismo na escola – história de persistência!

Aluno com autismo na escola - história de sucesso!

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No último fim de semana, Fernanda – uma moça com 21 anos diagnosticada com espectro do autismo aos 11 – fez as provas do Enem. Fernanda compareceu ao campus da Uninove em São Paulo para prestar os exames e com eles obter um certificado de conclusão do ensino médio, possibilidade que lhe fora concedida após intermediação junto ao Ministério da Educação (MEC). O MEC concedeu à Fernanda uma autorização para que sua nota no Enem sirva como certificado de conclusão do ensino médio. Assim como muitos outros jovens, Fernanda quer também lutar pelo seu sonho de aprimorar sua capacitação. Após a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio, o curso que Fernanda tem em vista é o de web designer.

Aluno com autismo na escola - história de sucesso!

Reportagens publicadas em diferentes sites, como os do Jornal O Globo e do Uol, contam a história da jovem e destacam que, para ela e para a sua família, o fato de estar fazendo a prova é, por si só, uma vitória. Fernanda estava confiante em relação aos exames e sentia-se vitoriosa. Sua mãe, Regiane, estava muito emocionada. Regiane contou à um dos veículos de comunicação que elas enfrentaram diversos desafios na educação de Fernanda e que, devido às dificuldades no processo de adaptação nas escolas públicas, ela teve parte de sua escolarização feita em escolas especializadas particulares (onde ela estudou com bolsas) e em outras entidades que atendem pessoas com autismo. Regiane afirmou que se empenhou muito em busca de tratamentos e de educação especializada para a filha, tendo auxiliado Fernanda também em casa durante o período escolar, em disciplinas como história e geografia. A arte terapia e a própria habilidade de Fernanda para desenhar, que foi desenvolvida de forma autodidata, foram aproveitadas ao longo de sua trajetória para impulsionar o seu aprendizado e para facilitar a comunicação já que, segundo Regiane, Fernanda passou por períodos em que empregava pouco a linguagem verbal.

Fernanda, que aos quatros anos de idade já fazia ilustrações no programa Paint, levou alguns de seus desenhos ao campus no dia das provas do Enem e disse querer estudar para poder dar vida às suas criações. Para isso, Fernanda quer aprender animação gráfica e dublagem e também aprender a fazer desenhos em 2D e 3D, frutificando a inspiração que ela colhe em desenhos, em filmes e na realidade ao seu redor.

Durante os dias das provas do Enem, Fernanda afirma que tudo transcorreu bem. Ela contou com a ajuda de dois assistentes da equipe do Enem – um ledor e um transcritor – que possibilitaram a adaptação das provas, trazendo acessibilidade ao processo de avaliação. Fernanda quer que sua experiência sirva de exemplo para outras pessoas com autismo, mostrando que todos devem sentir-se motivados a participar dos exames. As provas longas demandaram de Fernanda muita dedicação e paciência. O tema da radiação, presente em uma das questões, chamou sua atenção, por ser um assunto de seu interesse. Outro ponto alto dos exames foi uma questão de história ilustrada com quadrinhos da Turma da Mônica.

A trajetória de Fernanda e a notícia sobre a sua participação no Enem nos fazem pensar:  como ajudar um aluno com autismo em seu processo educacional? Você conhece alguma história inspiradora ou alguma trajetória de persistência de algum aluno com autismo na escola? Conte para a gente! Compartilhe também conosco e com outros pais e profissionais que acessam o nosso blog experiências que deram certo com as pessoas com autismo com as quais você se relaciona, em relação ao processo educacional.

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14 comentários em “Aluno com autismo na escola – história de persistência!”

  1. Luciene Aparecida

    Fico muito feliz quando vejo uma mãe como esta. Meu filho é um enorme guerreiro também, ele está hoje com 19 anos e terminou o 2º grau em escola estadual, depois de muitos desafios. Ele terminou o segundo grau sendo o orador da sua turma, a formatura foi perfeita. Luiz Henrique hoje faz natação, aula de violão, capoeira. Agora, vamos ter de dar um novo passo com ele que vai ser um serviço. Barreiras, com certeza, vou encontrar, mas tenho fé que nós quatro iremos vencer, mesmo porque, estamos juntos e misturados. Parabéns mais uma vez a esta mãe guerreira que foi a luta. Não importa que você família lute um, dois, dez, vinte anos, e que ao fim o único resultado seja um olhar direto em seus olhos. O importante é que te viu que notou sua presença. Abraço a todos!

  2. Elisa Aragão Vieira

    Me enchi de orgulho pela Fernanda e sua família. Conheço bem a luta delas, pois é também a minha luta e de tantas outras famílias que têm autistas em seu meio. Que Deus abençoe a todos nós e nos conceda a graça de vermos nossos filhos crescerem e se tornarem todos donos dos seus destinos. Que isso sirva de exemplo e de incentivo a tantas outras famílias.

  3. Leila Andrade de Oliveira

    Fico feliz em receber esta notícia, e parabenizo a Fernanda pela sua grande conquista…continue sempre…

  4. Gerlania Soares de Sousa

    Oi,

    Meu nome é Gerlania, sou psicóloga, trabalho em uma Clínica de Habilitação e Reabilitação da APAE, no município de Floriano/PI.
    Fiquei super feliz ao ler a reportagem da Fernanda e quero mandar um grande abraço a ela e toda sua família.
    Que o exemplo da Fernanda sirva de incentivo a outras famílias.

    Beijos!

  5. Adriana Oliveira

    Fico muito feliz pela Fernanda e sua família…
    Sou professora auxiliar na rede pública e trabalho com dois autistas. Infelizmente a realidade é outra, pois os professores de sala não acreditam na capacidade dos nossos meninos.
    O menino de 14 anos ama geografia, conhece o mundo inteiro pelo atlas, você pode perguntar qualquer coisa dos países que ele responde, por exemplo: cores da bandeira, desenho da bandeira, língua falada no país, moeda e até a religião do país ele sabe. Infelizmente não conseguimos parceria com os professores de sala, sendo assim, o aluno é da auxiliar e não da sala.

  6. Eu tenho uma filha com 5 anos autista e está sendo muito complicado na escola. Fico muito feliz ao ver essa história de superação, pois me animo e vejo que minha filha tem possibilidades de, com muito esforço, claro, chegar lá. Parabéns Fernanda! Tudo de bom! Que Deus te abençoe.

  7. JOÃO PICANÇA

    Fernanda, nós, seres humanos, estamos juntos e misturados neste MUNDO. A diferença entre nós é pouquíssima. Todos nós temos a mesma composição (UM SER HUMANO). Parabéns, você é uma vencedora!

  8. Parabéns Regiane, pela luta e coragem de enfrentar os obstáculos, que com certeza não foram poucos. E acima de tudo, por acreditar em sua filha. Parabéns Fernanda, por vencer mais esta etapa de tantas, tenho certeza, que ainda vencerá!

  9. Parabéns! Você merece ser reconhecida e ser o orgulho de seus familiares. Participar de vitórias como a sua nos enche o coração de alegria e nos traz esperança. Felicidades!!!

  10. Parabéns a você e a sua mãe, Fernanda! Muitas conquistas ainda virão! Beijo meu e do meu filho autista Pedro!

  11. Inspirados pelo Autismo

    À Equipe Inspirados pelo Autismo

    Primeiro agradecer a publicação nesse importante canal informativo da Equipe Inspirados pelo Autismo.

    Ademais, a forma como foi elaborado, o texto ficou muito bacana, ao citar parte de nosso percurso baseado nas recentes publicações aqui na rede.

    Com isso, esperamos que essa vivência da Fernanda possa nos trazer esperanças, às famílias e aos jovens com TEA, por ventura, não tiveram acesso ao atendimento profissional especializado, uma vez que a maioria dos jovens e/ou adultos recebeu o diagnóstico tardio.

    E porque não, a provocação ao Estado dada a sua omissão. Nesse sentido, a perspectiva de influenciar as políticas públicas, que efetivamente atenda as singularidades da pessoa com TEA, em todos os aspectos da vida social tendo em vista a sua autonomia, enquanto sujeitos de direitos.

    Há algum tempo acompanho o trabalho da equipe Inspirados pelo Autismo, e posso dizer que evidenciamos a seriedade do seu trabalho, que vem contribuir com nossa formação, enquanto mães, pais, familiares e cuidadores (as), mas principalmente promover a certificação aos diversos profissionais para aprimorar o atendimento especializado voltado para pessoas com TEA.

    Mais uma vez, muito obrigada!

    Abraços.

    Fernanda e Regiane

    https://www.facebook.com/groups/autismoaspergersaopaulo/

    Mais informações:
    http://autismoerealidade.org/desenhos-de-fernanda-sazuki/

    http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2014-11-09/jovem-com-autismo-faz-enem-para-tentar-vaga-em-webdesign.html

  12. Parabéns, Regiane e Fernanda, por essa tão grande vitória. Sei que foram muitas as dificuldades, mas tenho certeza que esse só foi o começo. Muitos momentos vitoriosos ainda virão. Deus as abençoe!

  13. Ana Maria da Silva Oliveira

    Eu estou muito triste com a situação do meu filho na escola regular, hoje. O Renan tem 10 anos, diagnosticado com autismo aos 3a. Frequentava a APAE, onde foi fundamental para seu desenvolvimento em todos os sentidos. Aos 6a foi encaminhado para escola estadual, na época ele começava a desenvolver a fala, sem recurso ou qualquer apóio. Entrei com uma ação para que ele retornasse para APAE, em seis meses ele voltou mas este ano/22 a Secretaria de Educação o encaminhou de volta para Escola Estadual, (inclusão), continua sem recurso, sem apóio. Ele pede socorro nas entrelinhas do caderno: as frases são: Com esse barulho eu não quero estudar. Se não parar essa bagunça não quero vir….
    Hoje a coordenadora me chamou para perguntar se não seria adequado ele usar protetor auricular porque ela percebreu que põe as mãos no ouvido tentando bloquear os sons. Me pergunto se a criança se encomoda com o barulho, com os ouvidos tapados, como vai ouvir o professor?

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Turma 1 – São Paulo – 17 a 20 de setembro

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2º lote: R$1512 até o dia 10/08/20 (10% de desconto).
3º lote: R$1680 até o dia 08/09/20 (valor integral).
Inscrições limitadas e abertas até o dia 08 de setembro de 2020 (terça-feira).

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2º lote: R$1512 até o dia 15/02/22 (10% de desconto).
3º lote: R$1680 até o dia 15/03/22 (valor integral).
Inscrições limitadas e abertas até o dia 15 de março de 2022 (terça-feira).

Descontos para grupos: Inscrições para grupos de 2 pessoas têm mais 5% de desconto somado ao desconto por prazo de inscrição, e inscrições para grupos de 3 ou mais pessoas têm mais 10% de desconto somado ao desconto por prazo de inscrição. Somados, os descontos podem chegar a quase 25% do valor integral do curso. Os descontos serão oferecidos no total do carrinho de compras se apenas uma pessoa fizer a inscrição para todos. Para que cada membro do grupo possa fazer o pagamento da inscrição separadamente, mas com o desconto de grupo, entre em contato conosco por email.