Ao fortalecer o vínculo com sua criança com autismo você poderá ajudá-la ainda mais a desenvolver as suas habilidades de comunicação e interação social.
Veja abaixo três passos simples para você sentir maior apreciação em suas interações e construir ou fortalecer um vínculo com sua criança com autismo:
Primeiro passo
Observe a atividade favorita de sua criança (uma atividade que não apresente comportamentos indesejados como choro, gritos, agressões, destruição de materiais ou qualquer atividade que ponha em risco a integridade física da pessoa, de outros ou dos materiais). Ela gosta de alinhar objetos, pular na cama, rodar em círculos, fazer sons com sua boca ou com objetos, desenhar, construir uma torre, falar sobre dinossauros ou sobre algum personagem? Observe a atividade e faça com ela. Corra com ela, pule, deite-se no chão e alinhe os carros com ela. Se ela estiver utilizando objetos na atividade e não quiser compartilhá-los com você, encontre objetos similares para utilizá-los da mesma forma que ela. Faça o que ela estiver fazendo mesmo que a atividade pareça uma tolice sem propósito. Se ela quiser a sua ajuda, a ajude! A princípio, não tente guiar ou direcionar, apenas siga a criança.
Segundo passo
Enquanto você acompanha a criança na atividade dela, procure envolver-se genuinamente com a atividade. Desapegue-se de quaisquer outros pensamentos para que você possa estar “presente” na atividade. Não pense no que as outras pessoas iriam pensar se elas vissem você correndo e balançando as suas mãos. Permita-se brincar como a sua criança! Se você não consegue ou não se sente à vontade para fazer exatamente o que ela faz, faça o que você conseguir ou se sentir à vontade para fazer. Por exemplo, se você está com a perna machucada e a criança está pulando na cama elástica, você pode acompanhá-la do lado de fora da cama elástica balançando seu corpo e braços no mesmo ritmo que ela. O importante é estar confortável na atividade.
Terceiro passo
Uma vez envolvido na atividade, comece a procurar uma forma de apreciar esta experiência e a criança que você está acompanhando. Você pode notar o entusiasmo de sua criança e sentir-se grato por ela ter encontrado uma atividade que ela claramente gosta. Você pode prestar atenção aos estímulos sensoriais interessantes ou prazerosos que a atividade traz para você – o que você sente no seu corpo ao fazer a atividade, como você vê as coisas durante a atividade, ou algum som que você ouve. Você pode sentir-se grato pela companhia da criança. Encontre algo em relação a esta atividade que você consegue genuinamente apreciar. Daí foque neste sentimento de apreciação enquanto você continua a seguir sua criança. Esteja consciente de como você se sente neste estado de apreciação e gratidão enquanto você acompanha sua criança na atividade escolhida por ela.
Que tal experimentar os três passos acima com a sua criança e depois contar para a gente como você se sentiu? Acha que essas dicas podem ser úteis para os seus familiares e amigos? Então, ajude-nos a compartilhá-las pelas redes sociais clicando nos ícones abaixo.
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4 comentários em “Como fortalecer um vínculo com sua criança com autismo”
Vocês tem alguma atividade programada para Belo Horizonte?
Olá Sebastião,
Agradecemos pelo seu contato e pelo interesse em nossos cursos. Esclarecemos que realizamos um curso em Belo Horizonte em 2013 e que não temos a previsão de novos cursos em Minas Gerais em 2016.
Temos dois novos cursos introdutórios, um Curso sobre Inclusão Escolar em Rio Claro – SP nos dias 25 e 26 de janeiro e um Curso de Módulo 1 no Rio de Janeiro nos dias 04, 05 e 06 de março, ambos com inscrições abertas e com descontos promocionais. Para conhecer a programação dos cursos, por favor, acesse o link a seguir: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/cursos-sobre-autismo/
Seria um prazer tê-lo conosco em um de nossos cursos!
Atenciosamente,
Equipe Inspirados pelo Autismo
Amei as dicas! foram bem úteis para meu trabalho. Estou atendendo uma criança com tea de 5 anos e estou na fase do vínculo. Vou aplicar o que li hj. Obrigada.
amei pois tenho um neto de 5 anos que e autista e quero aprender mais com caso obrigada