Conversando com o papagaio curioso
Interesses:
Assistir a encenações, ouvir histórias, interagir com animais, fantoches.
Metas principais:
Comunicação verbal: responder a perguntas que envolvem “quem”, “qual”, “o que”, “onde” e “por que”.
Desenvolver período de atenção compartilhada de 20 min ou mais.
Ação motivadora (o papel dos adultos):
Um adulto poderá encenar uma história divertida e o outro adulto fará o papel de um papagaio curioso, utilizando um fantoche.
Solicitação (o papel da criança):
A criança responder perguntas para que um dos adultos continue contando e encenando uma história.
Estrutura da atividade:
Um dos adultos entra no quarto fantasiado de um personagem que a criança goste e explica para a criança animadamente que esse personagem vai contar uma história. Este adulto começa a contar e a encenar uma história simples e engraçada envolvendo o personagem predileto da criança. O adulto estabelece uma atividade cíclica em que ele conta e encena trechos da história por alguns momentos, afasta-se fazendo suspense e, de forma previsível, volta a contar e encenar a história, repetindo diversos ciclos sem pedir nada à criança, apenas fazendo a ação motivadora de contar e encenar a história de graça, pausando por alguns segundos enquanto faz suspense, fazendo a ação novamente, pausando, e assim por diante. Enquanto isso, o segundo adulto acompanha a criança, ouvindo com ela de forma atenta e empolgada a história que está sendo contada. Quando a criança encontra-se altamente motivada pela ação do adulto, demonstrando este interesse através de olhares, sorrisos, gestos, sons ou palavras, o segundo adulto tira da prateleira o papagaio curioso e passa a solicitar que a criança responda a uma pergunta simples, objetiva e direta envolvendo “quem”, “qual”, “o quê” ou “onde”. A solicitação é um convite entusiasmado e engraçado, e não uma ordem. Os adultos estimulam a criança a responder a pergunta feita pelo papagaio curioso e voltam a realizar a ação desejada por ela (continuar contando e encenando a história com o personagem favorito da criança). Desta forma, os dois adultos mostram para a criança a função de sua comunicação verbal e a importância de respondermos às perguntas das outras pessoas. Nos próximos ciclos da brincadeira, enquanto a criança continua altamente motivada, os adultos a estimulam a continuar respondendo às perguntas feitas pelo papagaio curioso, sendo que as perguntas devem sempre remeter-se ao trecho da história contado e encenado minutos antes.
Variações:
Podemos ajustar o grau do desafio desta atividade quando a criança já consegue responder às perguntas com facilidade pedindo que ela responda a perguntas mais complexas, como perguntas com “por que”. Os dois adultos facilitadores, um representando o personagem e o outro usando o fantoche do papagaio, também podem interagir entre si, incrementando a história com mais detalhes ou simplesmente servindo como um modelo para a criança aprender a responder a perguntas mais difíceis e mais complexas. O adulto representando um personagem, por exemplo, o personagem Ben 10, poderá contar ao papagaio que ele teve que correr muito rápido para escapar de uma chuva de meteoros, enquanto o papagaio pode comentar e perguntar: “De onde os meteoros estavam vindo?”. Ou seja, os adultos podem aproveitar a sessão a 3 para criar diálogos mais complexos e que usem mais elementos simbólicos.
Para ajudar a criança a manter-se motivada durante a interação e prolongar o tempo de duração da atividade, podemos inserir em alguns ciclos pequenas variações na ação motivadora, por exemplo, o adulto que conta a história poderá dançar e cantar enquanto é acompanhado pelo segundo adulto e pela criança.
Caso a criança não se interesse pelo personagem escolhido pelo adulto que conta a história, podemos manter a atividade original e modificar o personagem de acordo com os interesses dela. Se a criança não gostar de fantoches ou do papagaio, o segundo adulto poderá virar um super herói ou um outro animal que surge no meio da história e que faz perguntas para a criança.
Se a criança se interessa pelo personagem escolhido, por fantoches e pelo papagaio, mas desejamos trabalhar uma meta diferente da comunicação verbal como, por exemplo, ajudar a criança a desenvolver o pensamento simbólico, podemos manter a brincadeira, mas modificar o papel da criança na atividade. Ao invés de solicitarmos que ela responda às perguntas, podemos fazer uma pausa com bastante suspense na história que está sendo contada e pedir que ela continue contando o que aconteceu. Por exemplo, um dos adultos fala: “E quando o Ben 10 chegou ao topo da montanha, nossa, sabe o que aconteceu? Ele viu o….”, enquanto faz a pausa para que a criança dê continuidade à história.
A criança com autismo com a qual você convive gosta de ouvir histórias divertidas? Experimente a atividade do papagaio curioso e conte para a gente!
Quer aprender a criar Atividades Interativas e a utilizar a Tabela de Habilidades da Inspirados pelo Autismo para acompanhar o desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos com autismo? Participe de nossos cursos!
Leia outras atividades interativas para pessoas com autismo.
24 comentários em “Conversando com o papagaio curioso – estimulando sua criança a responder a perguntas”
Olá! !!
É sempre muito útil as dicas e atividades da Inspirados, aproveito bastante em minhas interações com minhas crianças.
Agradeço essa troca!!!!!!
Fga. Naira Cunha
Meu filho e meu aluno estão desenvolvendo muito a fala e o raciocínio lógico. Quando eu pergunto algo como: “José pegou o telefone? Ele logo responde: PEGUEI.” Não é fantástico???? Porque antes a resposta era telefone….telefone….telefone. Agora ele já consegue responder com o verbo no tempo certo. Então, vou aplicar essa brincadeira com ele junto aos colegas e vamos ver o que vai dar. Beijos… Foi ótima a dica. Obrigada!!!
Olá Gicelma, maravilha!
Que ótimo saber que o seu filho e o seu aluno estão alcançando desenvolvimento na linguagem!
A nossa nova atividade pode ser desenvolvida em uma sessão a 3, com dois adultos facilitadores e uma criança. Na medida em que o seu filho e o seu aluno forem se desenvolvendo, vocês poderão pensar em sessões a 3 em que ciclos de conversas poderão ser a meta da atividade.
Bom trabalho para vocês e continue acompanhando as nossas dicas!
Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo
Olá Naira,
É muito bom saber que você acompanha o nosso trabalho e utiliza as nossas estratégias!
Todos os artigos, vídeos e atividades que publicamos podem ser encontrados em nosso site e em nosso blog: http://inspiradospeloautismo.com.br
É bem legal reler as atividades e as dicas já publicadas, pois elas podem trazer novas ideias para os seus pacientes!
Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo
As atividades e dicas da Inspirados pelo Autismo sempre enriquecem o meu trabalho. Participar dos cursos de formação da Inspirados pelo Autismo foi a revolução na minha maneira de ver as pessoas com autismo e, especialmente, meu neto. Só agradecimentos por tudo que vocês me ensinaram.
Olá Eunice, tudo bem?
Que lindo depoimento sobre esse nosso caminho juntos, dividindo experiências e aprendizados!
Foi um prazer recebê-la em nossos cursos e é um prazer continuar tendo notícias de vocês e sabendo que vocês seguem se inspirando com as nossas dicas para ajudar o seu neto em seu desenvolvimento!
Atenciosamente,
Equipe Inspirados pelo Autismo
Estou sempre aplicando dicas novas para nossas crianças…vocês têm nos ajudado muito…
Montamos um núcleo multidisciplinar …as dicas são muito bem vindas…
Grata por tudo…
Olá Regina,
Ficamos felizes em saber que vocês têm um núcleo montado, pois acreditamos muito no trabalho multidisciplinar!
Para o aprofundamento no aprendizado de nossa abordagem, recomendamos que vocês participem de nossos cursos. Veja os próximos eventos em SP:
Curso Autismo, Interação Prazerosa e Aprendizagem (Módulo 1) em São Paulo, dias 16, 17 e 18 de setembro: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/curso-autismo-interacao-prazerosa-e-aprendizagem-modulo-1-sao-paulo-sp-setembro2016/
– Curso Atividades Interativas para o Desenvolvimento de Habilidades (Módulo 2) em São Paulo, dias 07, 08 e 09 de outubro: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/curso-atividades-interativas-para-o-desenvolvimento-modulo-2-sao-paulo-sp-outubro2016-2/
– Curso Coordenando um Programa de Desenvolvimento Responsivo (Módulo 3) em São Paulo, dias 25, 26 e 27 de novembro: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/curso-coordenando-um-programa-de-desenvolvimento-responsivo-modulo-3-sao-paulo-sp-novembro2016/
Estamos sempre à disposição,
Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo
Olááá…
É minha primeira visita, mas ja amei tudo que vi por aqui.
Certeza, que voltarei mais vezes <3
São muito boas as dicas aqui, porém encontro muita dificuldade em encontrar atividades para autistas adultos.
Olá Tatiana,
Que bom saber que você acompanha as nossas dicas e que se dedica a apoiar adultos com autismo. Em nossa abordagem, para definirmos a meta a ser trabalhada em cada atividade, observamos o estágio de desenvolvimento de cada pessoa com autismo.
Nós trabalhamos com um instrumento, a Tabela de Habilidades da Inspirados pelo Autismo, que nos ajuda a definir metas educacionais e estratégias para cada programa de desenvolvimento. A Tabela de Habilidades da Inspirados pelo Autismo é parte integrante do material didático de nossos cursos e também é utilizada durante as nossas consultorias.
Os exemplos de atividades que disponibilizamos em nosso site podem ser adaptados para a idade e o estágio de desenvolvimento de cada pessoa com autismo.
No livro Brincar para Crescer, disponível para encomenda em nosso site, você poderá encontrar também exemplos de atividades para pessoas com autismo em estágios de desenvolvimento mais avançados, com instruções para realização de sessões a três e para o desenvolvimento de diálogos, entre outras habilidades:
https://www.inspiradospeloautismo.com.br/produto/brincar-para-crescer-atividades-para-criancas-especiais/
Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo
Adorei a história. Como consigo outros temas?
Olá Luciane,
Os exemplos de atividades interativas poderão ser adaptados para os interesses e motivações de cada criança com autismo, de forma personalizada. Nas atividades descritas em nosso site, usualmente sugerimos algumas possibilidades de variação, por exemplo, oferecendo ações motivadoras ou incluindo personagens diferentes na história.
Para ter mais ideias de atividades, recomendamos que você leia (caso ainda não tenha lido) a nossa seção de Atividades Interativas: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/atividades-interativas-para-pessoas-com-autismo/
Você poderá ainda encomendar o prático e útil livro Brincar para Crescer, que oferece 201 atividades para o alcance de metas como desenvolvimento da atenção compartilhada, do contato visual, da comunicação, etc. Veja: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/produto/brincar-para-crescer-atividades-para-criancas-especiais/
Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo
Quero aqui, parabenizar e agradecer pelo belíssimo trabalho. Vai ser uma mão na roda. Me ajudará muito com meus dois autistas ?????
Oi Lanuzia, boa tarde! Ficamos felizes que nossas ideias de atividades serão úteis para você!!!
Adorando a página. Muito obrigada pelos materiais e informações disponibilizados.
Oi Luzia, que bom que está gostando das informações do site. Torcemos para que sejam muito úteis para você!
E quando a criança não demosntra interesse nessas atividades e fica em seu próprio mundinho? O que fazer para ajuda-la a socializar?
Oi Dayane, bom dia! Nós criamos atividades que sejam interessantes para cada criança, adaptando a nossa ação para que seja divertida para a criança, adaptando também o papel que solicitamos da criança de acordo com o estágio de desenvolvimento dela. As atividades fornecidas em nosso site e blog são exemplos para ajudar familiares e profissionais a criar suas próprias atividades com as crianças. No dia 14 de agosto de 2018, faremos uma transmissão ao vivo gratuita no Facebook com o tema: Como ajudar uma pessoa com autismo a interagir mais. Para participar, você deve se tornar um membro de nosso grupo no Facebook: “Comunidade de apoio a famílias e profissionais Inspirados pelo Autismo”. Nessa “live” (transmissão ao vivo), daremos várias dicas sobre como ajudar uma pessoa com autismo a interagir mais.
esse material é muito bom, vou utiliza-lo com meu filho
AMEI O INSPIRADOS PELO O AUTISMO! RECOMENTO MUITO MESMO VALE APENA SEGUI-LO, É REALMENTE INSPIRADOR…
Interessante
Olá pessoal! Fico feliz em saber que existem pessoas empenhadas em ajudar no desenvolvimento de pessoas com TEA, sou mãe, professora e psicólogo, que trabalha com autistas. Obrigada pela disponibilidade do material gratuito e as informações claras e ilustradas!
Sucesso!
Oi Ileane, boa tarde! Que bom que você gostou de nosso site e de nossos materiais!!! Ficamos felizes por ajudar!!!