Curso Educação Inclusiva para Pessoas com Autismo - Módulo Escola
O curso aborda as estratégias da educação inclusiva para promover a participação, a aprendizagem e a inclusão social de crianças com diagnósticos e características do espectro do autismo.
Nos cursos da Inspirados pelo Autismo os participantes aprendem a promover a interação e a comunicação com a pessoa com autismo, entender melhor a pessoa com autismo e ajudá-la a superar suas dificuldades, elaborar um plano para promover o desenvolvimento da pessoa com autismo e adotar uma atitude emocional que promova o alcance de seus objetivos.
Será um prazer receber você em nosso próximo curso!
Juliane Rauta Barbato, familiar, professora, psicopedagoga
Curso Educação Inclusiva para Pessoas com Autismo - Módulo Escola
Local e datas a definir
(quinta, sexta, sábado e domingo – veja horários)
Carga horária: 38 horas.
Inclui: Certificado de participação, material de apoio impresso e oito coffee breaks (dois coffee breaks por dia).
Público-alvo: Pais, familiares, profissionais, estudantes e voluntários ligados às pessoas com características do espectro do autismo.
Pré-requisito: Não há pré-requisito para a participação neste curso.
- introdução à abordagem interacionista, responsiva, motivacional e lúdica da Inspirados pelo Autismo para promover o desenvolvimento de pessoas com características do autismo;
- a perspectiva da educação inclusiva;
- pesquisas sobre a educação inclusiva;
- a criação de uma parceria contínua entre família, escola e equipe multidisciplinar para a inclusão escolar;
- estratégias do professor regente e professor mediador para promover a aprendizagem;
- otimização da apresentação do conteúdo;
- preparação de materiais pedagógicos acessíveis e inclusivos;
- adequação do grau de desafio;
- estratégias para a avaliação inclusiva;
- um ambiente físico que facilite participação e aprendizagem;
- a criação de uma rotina personalizada integrada à rotina da classe;
- a mediação da interação entre os estudantes da classe;
- compreendendo comportamentos indesejados e promovendo comportamentos desejados;
- o estabelecimento de regras e limites;
- o pensamento social como base para o comportamento social;
- coerência central, teoria da mente e funções executivas.
Participando do curso, você aprenderá:
- Como estabelecer uma parceria entre familiares, equipe multidisciplinar, professores, coordenadores e colegas na educação inclusiva
É essencial a consistência do trabalho em equipe com o objetivo de promover o desenvolvimento e bem-estar da criança. Para isso, será mostrado como estabelecer uma relação de trabalho frutífera e dinâmica, entre os familiares, os profissionais da escola e os profissionais da equipe multidisciplinar. A aprendizagem cooperativa entre a criança com autismo e os colegas também será discutida e exemplificada.
- Quais estratégias o professor regente poderá utilizar para promover a aprendizagem do estudante com autismo
Será mostrado que informações claras e diretas, exemplos contextualizados e significativos para a crianças, a inclusão dos temas de interesse dos estudantes no planejamento das aulas, atividades práticas, o uso de apoios visuais, música, gestos e objetos facilitam o aprendizado. Além disso, serão oferecidas ideias sobre como nutrir a autoestima e autoconfiança da criança, essenciais para que o estudante mantenha-se concentrado no processo de aprendizagem.
- Quais estratégias o professor mediador poderá utilizar para também promover a aprendizagem do estudante com autismo
O professor mediador, em parceria com o professor regente, tem o objetivo de facilitar o envolvimento do aluno com a aprendizagem cognitiva, motora e social. A presença do professor mediador é fundamental para a eficácia da educação inclusiva e seu papel será esclarecido durante o curso.
- Como realizar a mediação da interação entre os estudantes da classe e o aluno com autismo
Para a maioria das crianças com autismo, estar ao lado de crianças com desenvolvimento típico na escola não é o suficiente para que elas consigam participar das atividades em grupo e das brincadeiras lúdicas, assim como para criar e manter amizades. Estratégias para possibilitar a participação em atividades do grupo e o aprofundamento de relações sociais serão apresentadas no curso.
- Como criar uma rotina personalizada integrada à rotina da classe
Colocando-nos no lugar das pessoas com autismo, alteramos nosso olhar e nossa compreensão sobre os comportamentos e enxergamos novas formas para lidar com os desafios do ambiente e propiciar um dia a dia mais confortável às pessoas com autismo com as quais convivemos. É importante que os profissionais observem e atentem-se para as características pessoais do aluno, verificando como ele se comporta diante dos estímulos do meio físico e social, de seu ritmo biológico, e das atividades pedagógicas, de forma a então se identificar as metas e as estratégias para alcançá-las.
- Como tornar o ambiente físico da escola inclusivo favorecendo o aprendizado do aluno com autismo
Na educação inclusiva, a escola e a comunidade oferecem o ambiente necessário para que a criança consiga acompanhar e participar ativamente das aulas e atividades. Cada estudante com autismo tem seu conjunto de características únicas, e a organização do ambiente coletivo deve considerar as necessidades individuais dos estudantes.
- Como preparar materiais pedagógicos acessíveis e inclusivos
Para trazer acessibilidade ao ensino-aprendizagem, a maioria das crianças com autismo se beneficia, pelo menos nos primeiros anos da educação inclusiva, de materiais pedagógicos que acolham seus interesses, suas necessidades motoras e sensoriais, suas habilidades de atenção. A forma como uma informação é oferecida e a forma como se pede que a criança execute uma tarefa específica podem ser essenciais para um resultado positivo.
- Como proporcionar o grau de desafio adequado nas atividades propostas
Se o grau de complexidade de uma tarefa é alto demais para a criança, a aprendizagem não é acessível e o sentido de auto-competência da criança é prejudicado. Entretanto, se o grau de complexidade da tarefa é baixo demais, a criança pode ficar entediada e não querer participar das atividades. Respeitar o desenvolvimento único de cada criança é uma das missões da escola inclusiva.
- Quais estratégias poderão ser utilizadas para a avaliação
No processo de ensino-aprendizagem, tanto o componente “ensino” quanto o componente “aprendizagem” devem ser continuamente avaliados para que a criança tenha oportunidades de aprendizagens cada vez mais acessíveis e eficazes. Tanto o planejamento, a execução e os critérios de avaliação devem levar em conta a forma diferenciada como a criança organiza e expressa seu conhecimento e suas habilidades.
- Como estabelecer regras e limites na escola
O ambiente da escola é, geralmente, um ambiente no qual a criança é exposta a uma maior exposição de limites do que o ambiente do domicílio. A imposição de limites é necessária para que se atenda às necessidades e direitos do grupo, e para a manutenção da segurança e saúde de todos no ambiente. Dicas sobre como estabelecer os limites e sobre como responder aos possíveis comportamentos de protesto relativos a esses limites serão ofertadas no curso. Exemplos de comportamentos indesejados e de imposição de limites na escola serão discutidos com os participantes do curso.
Horários
5a feira
08:40 às 09:00 cadastro
09:00 às 11:00 aula
11:00 às 11:20 intervalo (coffee break)
11:20 às 13:00 aula
13:00 às 14:15 almoço
14:15 às 16:00 aula
16:00 às 16:20 intervalo (coffee break)
16:20 às 18:00 aula
6a feira
08:30 às 10:30 aula
10:30 às 10:50 intervalo (coffee break)
10:50 às 12:30 aula
12:30 às 13:45 almoço
13:45 às 15:45 aula
15:45 às 16:05 intervalo (coffee break)
16:05 às 18:00 aula
Sábado
08:30 às 10:30 aula
10:30 às 10:50 intervalo (coffee break)
10:50 às 12:30 aula
12:30 às 13:45 almoço
13:45 às 15:45 aula
15:45 às 16:05 intervalo (coffee break)
16:05 às 18:00 aula
Domingo
08:30 às 10:30 aula
10:30 às 10:50 intervalo (coffee break)
10:50 às 12:30 aula
12:30 às 13:45 almoço
13:45 às 15:45 aula
15:45 às 16:05 intervalo (coffee break)
16:05 às 18:00 aula
Ministrante
Mariana Tolezani (currículo resumido) é fundadora e diretora da Inspirados pelo Autismo, trabalha com crianças, adolescentes e adultos no espectro do autismo há 23 anos, tendo trabalhado diretamente com mais de 350 crianças e adultos com autismo de diversos países e culturas, além de ter realizado consultorias e supervisões de programas de desenvolvimento de mais de 600 pessoas com o diagnóstico de autismo. Graduada em Comunicação Social – Rádio e Televisão pela ECA/USP, trabalhou na instituição The Action Group, na Escócia, com pessoas com diversos diagnósticos, como autismo, paralisia cerebral, Síndrome do X Frágil, Síndrome de Down, e outros (1999 e 2000). Coordenou o projeto de Expressão em Vídeo para os alunos portadores de Síndrome de Down da instituição ADID – Associação para o Desenvolvimento Integral do Down – em São Paulo (2001). De 2005 a 2007, recebeu treinamento intensivo no Autism Treatment Center of America, em Massachusetts, nos EUA, tornando-se de 2007 a 2009 Facilitadora Infantil Certificada do Programa Son-Rise para trabalhar diretamente com crianças e adultos diagnosticados no espectro do autismo durante esse período de dois anos. Na Inspirados pelo Autismo, Mariana ministra cursos e treinamentos relativos à aplicação da abordagem da Inspirados pelo Autismo junto a crianças, adolescentes e adultos com autismo. Ela também realiza consultorias presenciais e virtuais para oferecer orientação e supervisão às famílias, profissionais de saúde e de educação com o objetivo de promover o desenvolvimento e o bem-estar de pessoas com autismo.
Depoimentos de participantes
“Ir para o curso foi uma das melhores coisas que fiz na vida. Sinto como se eu estivesse dividida na Elizângela antes do curso e depois do curso.”
Elisângela, mãe de Matheus, 5
“A ministrante é uma pessoa capacitada, pró-ativa, interacionista e divertida. Consegue nos passar segurança em aplicar a abordagem de maneira simples e clara.”
Silvania Rita de Paiva, professora e coordenadora pedagógica
“O curso foi rico e recheado de sentimentos, estratégias e atitudes de primordial importância para proporcionar ou otimizar o aprendizado social de crianças no espectro autista, seus familiares, profissionais e amigos.”
Andréa, mãe do Giuliano, 8
“Se tivéssemos que avaliar o curso, a nota seria 10 em tudo!”
Márcia Pereira de Souza, Diretora do Centro Educacional Especializado em Autismo do Município de Ji-Paraná – RO
“Li muitas coisas antes de ir mas entender a essência só consegui lá no curso. Conhecer os ministrantes foi incrivel. Eles são realmente especiais. Transmitem uma alegria maravilhosa.”
Elisângela, mãe de Matheus, 5
“Sabe aquela hora em que você pensa: ‘ele disse tudo que eu gostaria de dizer’? Então, é isso! A Inspirados pelo Autismo nos ensinou atitudes de otimismo, e isso foi TUDO para nós! Obrigada Mari, Lincoln, Juli e Patricia!”
Sarah Peron, mãe do Heitor
Informações adicionais
- Certificados: Cada participante receberá um certificado de conclusão de curso com a carga horária de 38 horas, assim como material de apoio impresso.
- As inscrições estão abertas apenas para adultos (e para adolescentes irmãos de pessoas com autismo). As crianças e adultos com autismo não participarão deste evento, o qual tem como objetivo instruir familiares e profissionais ligados ao autismo para que eles aprendam a aplicar a metodologia da Inspirados pelo Autismo.
- Os cafezinhos (coffee breaks) da manhã e da tarde estão incluídos no custo da inscrição, já as refeições são por conta de cada participante.
Para mais informações sobre nosso curso sobre autismo, nos contate através da nossa página de contato.
Veja também os outros cursos da Inspirados pelo Autismo.