Curso Educação Inclusiva para Pessoas com Autismo - Módulo Escola | Inspirados pelo Autismo

Curso Educação Inclusiva para Pessoas com Autismo - Módulo Escola

O curso aborda as estratégias da educação inclusiva para promover a participação, a aprendizagem e a inclusão social de crianças com diagnósticos e características do espectro do autismo.

Nos cursos da Inspirados pelo Autismo os participantes aprendem a promover a interação e a comunicação com a pessoa com autismo, entender melhor a pessoa com autismo e ajudá-la a superar suas dificuldades, elaborar um plano para promover o desenvolvimento da pessoa com autismo e adotar uma atitude emocional que promova o alcance de seus objetivos.

Será um prazer receber você em nosso próximo curso!

“O curso foi mais do que o esperado por mim, pois não conseguia identificar várias atividades que posso fazer com meus dois alunos com autismo. Um curso dinâmico, que une teoria a prática, uma prática que vejo agora com outros olhos… uma prática possível!”
Luana de Carvalho Santana, professora
“Curso maravilhoso voltado à prática, algo tão difícil de se encontrar, principalmente referente à qualidade e à dinâmica das ministrantes ao abordar os temas.”

Juliane Rauta Barbato, familiar, professora, psicopedagoga

Curso Educação Inclusiva para Pessoas com Autismo - Módulo Escola

Local e datas a definir

(quinta, sexta, sábado e domingo – veja horários)

Carga horária: 38 horas.

Inclui: Certificado de participação, material de apoio impresso e oito coffee breaks (dois coffee breaks por dia).

Público-alvo: Pais, familiares, profissionais, estudantes e voluntários ligados às pessoas com características do espectro do autismo.

Pré-requisito: Não há pré-requisito para a participação neste curso.

​Conteúdo Programático

Participando do curso, você aprenderá:

É essencial a consistência do trabalho em equipe com o objetivo de promover o desenvolvimento e bem-estar da criança. Para isso, será mostrado como estabelecer uma relação de trabalho frutífera e dinâmica, entre os familiares, os profissionais da escola e os profissionais da equipe multidisciplinar. A aprendizagem cooperativa entre a criança com autismo e os colegas também será discutida e exemplificada.

Será mostrado que informações claras e diretas, exemplos contextualizados e significativos para a crianças, a inclusão dos temas de interesse dos estudantes no planejamento das aulas, atividades práticas, o uso de apoios visuais, música, gestos e objetos facilitam o aprendizado. Além disso, serão oferecidas ideias sobre como nutrir a autoestima e autoconfiança da criança, essenciais para que o estudante mantenha-se concentrado no processo de aprendizagem.

O professor mediador, em parceria com o professor regente, tem o objetivo de facilitar o envolvimento do aluno com a aprendizagem cognitiva, motora e social. A presença do professor mediador é fundamental para a eficácia da educação inclusiva e seu papel será esclarecido durante o curso.

Para a maioria das crianças com autismo, estar ao lado de crianças com desenvolvimento típico na escola não é o suficiente para que elas consigam participar das atividades em grupo e das brincadeiras lúdicas, assim como para criar e manter amizades. Estratégias para possibilitar a participação em atividades do grupo e o aprofundamento de relações sociais serão apresentadas no curso.

Colocando-nos no lugar das pessoas com autismo, alteramos nosso olhar e nossa compreensão sobre os comportamentos e enxergamos novas formas para lidar com os desafios do ambiente e propiciar um dia a dia mais confortável às pessoas com autismo com as quais convivemos. É importante que os profissionais observem e atentem-se para as características pessoais do aluno, verificando como ele se comporta diante dos estímulos do meio físico e social, de seu ritmo biológico, e das atividades pedagógicas, de forma a então se identificar as metas e as estratégias para alcançá-las.

Na educação inclusiva, a escola e a comunidade oferecem o ambiente necessário para que a criança consiga acompanhar e participar ativamente das aulas e atividades. Cada estudante com autismo tem seu conjunto de características únicas, e a organização do ambiente coletivo deve considerar as necessidades individuais dos estudantes.

Para trazer acessibilidade ao ensino-aprendizagem, a maioria das crianças com autismo se beneficia, pelo menos nos primeiros anos da educação inclusiva, de materiais pedagógicos que acolham seus interesses, suas necessidades motoras e sensoriais, suas habilidades de atenção. A forma como uma informação é oferecida e a forma como se pede que a criança execute uma tarefa específica podem ser essenciais para um resultado positivo.

Se o grau de complexidade de uma tarefa é alto demais para a criança, a aprendizagem não é acessível e o sentido de auto-competência da criança é prejudicado. Entretanto, se o grau de complexidade da tarefa é baixo demais, a criança pode ficar entediada e não querer participar das atividades. Respeitar o desenvolvimento único de cada criança é uma das missões da escola inclusiva.

No processo de ensino-aprendizagem, tanto o componente “ensino” quanto o componente “aprendizagem” devem ser continuamente avaliados para que a criança tenha oportunidades de aprendizagens cada vez mais acessíveis e eficazes. Tanto o planejamento, a execução e os critérios de avaliação devem levar em conta a forma diferenciada como a criança organiza e expressa seu conhecimento e suas habilidades.

O ambiente da escola é, geralmente, um ambiente no qual a criança é exposta a uma maior exposição de limites do que o ambiente do domicílio. A imposição de limites é necessária para que se atenda às necessidades e direitos do grupo, e para a manutenção da segurança e saúde de todos no ambiente. Dicas sobre como estabelecer os limites e sobre como responder aos possíveis comportamentos de protesto relativos a esses limites serão ofertadas no curso. Exemplos de comportamentos indesejados e de imposição de limites na escola serão discutidos com os participantes do curso.

Horários

5a feira

08:40 às 09:00 cadastro
09:00 às 11:00 aula
11:00 às 11:20 intervalo (coffee break)
11:20 às 13:00 aula
13:00 às 14:15 almoço
14:15 às 16:00 aula
16:00 às 16:20 intervalo (coffee break)
16:20 às 18:00 aula

6a feira

08:30 às 10:30 aula
10:30 às 10:50 intervalo (coffee break)
10:50 às 12:30 aula
12:30 às 13:45 almoço
13:45 às 15:45 aula
15:45 às 16:05 intervalo (coffee break)
16:05 às 18:00 aula

Sábado

08:30 às 10:30 aula
10:30 às 10:50 intervalo (coffee break)
10:50 às 12:30 aula
12:30 às 13:45 almoço
13:45 às 15:45 aula
15:45 às 16:05 intervalo (coffee break)
16:05 às 18:00 aula

Domingo

08:30 às 10:30 aula
10:30 às 10:50 intervalo (coffee break)
10:50 às 12:30 aula
12:30 às 13:45 almoço
13:45 às 15:45 aula
15:45 às 16:05 intervalo (coffee break)
16:05 às 18:00 aula

Ministrante

Mariana Tolezani (currículo resumido) é fundadora e diretora da Inspirados pelo Autismo, trabalha com crianças, adolescentes e adultos no espectro do autismo há 23 anos, tendo trabalhado diretamente com mais de 350 crianças e adultos com autismo de diversos países e culturas, além de ter realizado consultorias e supervisões de programas de desenvolvimento de mais de 600 pessoas com o diagnóstico de autismo. Graduada em Comunicação Social – Rádio e Televisão pela ECA/USP, trabalhou na instituição The Action Group, na Escócia, com pessoas com diversos diagnósticos, como autismo, paralisia cerebral, Síndrome do X Frágil, Síndrome de Down, e outros (1999 e 2000). Coordenou o projeto de Expressão em Vídeo para os alunos portadores de Síndrome de Down da instituição ADID – Associação para o Desenvolvimento Integral do Down – em São Paulo (2001). De 2005 a 2007, recebeu treinamento intensivo no Autism Treatment Center of America, em Massachusetts, nos EUA, tornando-se de 2007 a 2009 Facilitadora Infantil Certificada do Programa Son-Rise para trabalhar diretamente com crianças e adultos diagnosticados no espectro do autismo durante esse período de dois anos. Na Inspirados pelo Autismo, Mariana ministra cursos e treinamentos relativos à aplicação da abordagem da Inspirados pelo Autismo junto a crianças, adolescentes e adultos com autismo. Ela também realiza consultorias presenciais e virtuais para oferecer orientação e supervisão às famílias, profissionais de saúde e de educação com o objetivo de promover o desenvolvimento e o bem-estar de pessoas com autismo.

Depoimentos de participantes

“Ir para o curso foi uma das melhores coisas que fiz na vida. Sinto como se eu estivesse dividida na Elizângela antes do curso e depois do curso.”
Elisângela, mãe de Matheus, 5

A ministrante é uma pessoa capacitada, pró-ativa, interacionista e divertida. Consegue nos passar segurança em aplicar a abordagem de maneira simples e clara.”
Silvania Rita de Paiva, professora e coordenadora pedagógica

“O curso foi rico e recheado de sentimentos, estratégias e atitudes de primordial importância para proporcionar ou otimizar o aprendizado social de crianças no espectro autista, seus familiares, profissionais e amigos.”
Andréa, mãe do Giuliano, 8

“Se tivéssemos que avaliar o curso, a nota seria 10 em tudo!”
Márcia Pereira de Souza, Diretora do Centro Educacional Especializado em Autismo do Município de Ji-Paraná – RO

“Li muitas coisas antes de ir mas entender a essência só consegui lá no curso. Conhecer os ministrantes foi incrivel. Eles são realmente especiais. Transmitem uma alegria maravilhosa.”
Elisângela, mãe de Matheus, 5

Sabe aquela hora em que você pensa: ‘ele disse tudo que eu gostaria de dizer’? Então, é isso! A Inspirados pelo Autismo nos ensinou atitudes de otimismo, e isso foi TUDO para nós! Obrigada Mari, Lincoln, Juli e Patricia!”
Sarah Peron, mãe do Heitor

Veja mais depoimentos e fotos de nossos cursos.

Informações adicionais

Para mais informações sobre nosso curso sobre autismo, nos contate através da nossa página de contato.

Veja também os outros cursos da Inspirados pelo Autismo.

Wirecard
Rolar para cima

Descontos por participante:

Turma 1 – São Paulo – 17 a 20 de setembro

Investimento por participante:
1º lote: R$1428 até o dia 10/07/20 (15% de desconto).
2º lote: R$1512 até o dia 10/08/20 (10% de desconto).
3º lote: R$1680 até o dia 08/09/20 (valor integral).
Inscrições limitadas e abertas até o dia 08 de setembro de 2020 (terça-feira).

Descontos em mais de um curso: Quem se inscrever em 2 cursos, também tem o desconto de 5% somado ao desconto por prazo de inscrição. Quem se inscrever em 3 ou mais cursos tem o desconto de 10% somado ao desconto por prazo de inscrição. Somados, os descontos podem chegar a quase 25% do valor integral dos cursos. Os descontos serão oferecidos no total do carrinho de compras.

Descontos para grupos: Inscrições para grupos de 2 pessoas têm mais 5% de desconto somado ao desconto por prazo de inscrição, e inscrições para grupos de 3 ou mais pessoas têm mais 10% de desconto somado ao desconto por prazo de inscrição. Somados, os descontos podem chegar a quase 25% do valor integral do curso. Os descontos serão oferecidos no total do carrinho de compras se apenas uma pessoa fizer a inscrição para todos. Para que cada membro do grupo possa fazer o pagamento da inscrição separadamente, mas com o desconto de grupo, entre em contato conosco por email.

Descontos por participante:

Turma 1 – São Paulo – 24 a 27 de março

1º lote: R$1428 até o dia 17/12/21 (15% de desconto).
2º lote: R$1512 até o dia 15/02/22 (10% de desconto).
3º lote: R$1680 até o dia 15/03/22 (valor integral).
Inscrições limitadas e abertas até o dia 15 de março de 2022 (terça-feira).

Descontos para grupos: Inscrições para grupos de 2 pessoas têm mais 5% de desconto somado ao desconto por prazo de inscrição, e inscrições para grupos de 3 ou mais pessoas têm mais 10% de desconto somado ao desconto por prazo de inscrição. Somados, os descontos podem chegar a quase 25% do valor integral do curso. Os descontos serão oferecidos no total do carrinho de compras se apenas uma pessoa fizer a inscrição para todos. Para que cada membro do grupo possa fazer o pagamento da inscrição separadamente, mas com o desconto de grupo, entre em contato conosco por email.