O último semestre do ano letivo começou há alguns dias. Sabemos que parte significativa de nossas crianças e adolescentes com autismo está frequentando a escola, muitas vezes em um esforço paralelo ao programa domiciliar responsivo. Para pais e alunos, é hora de retomar a rotina escolar. Para os professores, é o momento de reencontrar as turmas.
Para que todos possam seguir em frente com energia, empolgação e entusiasmo, gostaríamos de compartilhar com vocês uma matéria que apresenta os resultados de um estudo conduzido pela Universidade de São Paulo (USP), sobre inclusão escolar de crianças com autismo.
A matéria discute os resultados da pesquisa Autismo e escola: perspectiva de pais e professores, realizada pela fonoaudióloga Ana Gabriela Lopes Pimentel. Entre as conclusões da pesquisa, destaca-se o desenvolvimento social como um dos principais benefícios dos projetos de inclusão escolar de crianças com autismo. Segundo a autora, melhorias na comunicação e na interação social são avanços alcançados pelos alunos com autismo e relatados pelos profissionais da escola.
Leia a matéria completa publicada no site da USP.
Quer saber mais sobre como se preparar para a retomada das aulas?
Acesse o nosso artigo sobre Estilo Responsivo e Inclusão Escolar. Temos recomendações valiosas sobre a preparação do aluno e sobre como desenvolver um trabalho conjunto entre pais, equipe multidisciplinar e escola. Explicamos também como fazer para conciliar um programa domiciliar responsivo com a inclusão escolar de crianças com autismo.
Leu o artigo e quer se aprofundar mais?
Está chegando também a nossa primeira Oficina sobre Criação de Atividades e Inclusão Escolar. Conheça a programação do evento e veja como ele poderá lhe ajudar no dia a dia de sua criança na escola.
4 comentários em “Desenvolvimento social na inclusão escolar de crianças com autismo”
Boa tarde pessoal!
Sou mãe de um adolescente com autismo, hoje com 13 anos. Meu João Vitor sempre estudou em escola regular, porém sem nenhum tipo de trabalho específico de inclusão. Mas com muito boa vontade da direção e professores, foi e está sendo muito bom pra ele. Acredito que tudo depende da escola e da criança pois, se não houver interesse da escola e empenho da família a coisa não anda.
Olá Elisângela,
Agradecemos por nos enviar sua mensagem sobre o seu filho João Vitor e sobre a experiência de vocês com a escola. Que bom saber que vocês contam com o valoroso apoio de diretores e professores dedicados!
Recomendamos que você leia, caso ainda não tenha lido, o artigo sobre a Escola, acessível pelo link a seguir: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/o-estilo-responsivo-na-escola/
Sugerimos que você compartilhe o nosso site e o artigo acima com outros pais, com profissionais e com os diretores e professores da escola de seu filho.
Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo
Meu neto tem. Não sabíamos como agir. Seu maravilhoso livro com certeza vai nos ajudar. Obrigada!
Olá Celina,
Agradecemos pela apreciação de nossas publicações. Esperamos sim que o livro seja útil levando ideias e estratégias para vocês usarem com o seu neto.
Para saber mais sobre atividades que vocês poderão desenvolver com o seu neto, recomendamos o acesso ao link a seguir: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/atividades-interativas-para-pessoas-com-autismo/
Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo