Inspire-se
Inspiração não é algo que acontece conosco – é um estado físico e mental que cada um de nós cria para nós mesmos. Os cérebros das crianças com autismo apresentam plasticidade. Isto significa que os cérebros destas crianças aprendem, se desenvolvem e podem ser modificados por cada experiência vivida – assim como qualquer cérebro. Ao oferecermos um ambiente de aprendizado otimizado para as crianças, nós podemos ajudá-las a reconstruir os seus cérebros e aprender a superar os desafios relativos a habilidades sociais e de comunicação típicos do autismo.
A crença na capacidade de aprendizado da criança é o primeiro passo para se estimular o desenvolvimento social de uma criança com autismo. A nossa experiência com famílias de crianças com autismo tem nos mostrado que a adoção de uma perspectiva inspiradora por parte dos pais – de esperança e entusiasmo – é crucial para a promoção do desenvolvimento de suas crianças. As duas razões para isso são:
1. Crianças com autismo, assim como qualquer criança, respondem positivamente a pessoas que sentem-se confortáveis e entusiasmadas em relação a elas. Quando nos colocamos nesta atitude, maior é a probabilidade das crianças se abrirem e quererem se conectar conosco. Temos observado em diversas situações que as crianças com autismo querem aprender e brincar como quaisquer outras crianças, mas que encontram nisso grande dificuldade devido à forma como seus cérebros são estruturados.
Ao adotarmos uma atitude brincalhona, apaixonada e confortável, nós inspiramos as crianças a se sentirem motivadas para se conectarem conosco.
Elas sentem-se então inspiradas para brincar, aprender e superar seus desafios. Há décadas, médicos e fisioterapeutas têm testemunhado que, após graves acidentes, os pacientes que são mais motivados e inspirados para voltar a andar são também os que progridem mais rapidamente. Crianças com autismo que se sentem inspiradas pelas pessoas à sua volta também podem interagir mais e se desenvolver. Cada vez mais professores e terapeutas têm reconhecido a importância da atitude e do conforto emocional tanto no trabalho com crianças de desenvolvimento típico como com as crianças com dificuldades de desenvolvimento.
2. Os pais que desenvolvem programas intensivos domiciliares para suas crianças tendem a se sentir mais motivados, mais criativos e energéticos quando sentem-se inspirados e entusiasmados em relação ao desenvolvimento de suas crianças. Os benefícios são sentidos por toda a família quando os pais expandem suas atitudes inspiradoras para a relação conjugal e para a relação com as outras crianças da família. Os pais que nutrem esta atitude inspiradora em suas vidas, geralmente sente-se profundamente gratos à criança com autismo por ajudá-los a embarcar numa jornada pessoal de inspiração e paz.
Como criar o estado de inspiração
Suas crenças
Identificar crenças – padrões de pensamentos – limitadoras e substitui-las por crenças fortalecedoras que inspiram e promovem a expansão, é o primeiro passo para se criar uma perspectiva inspiradora. Crenças são conclusões que elaboramos em relação a eventos, a pessoas e a nós mesmos. Nossas crenças afetam como nós percebemos o mundo e como nos sentimos em relação aos eventos que acontecem. Algumas crenças nos levam a interpretar os eventos ou pessoas ao nosso redor de forma negativa, nos levando a sentimentos de tristeza, raiva ou medo. Outras crenças nos ajudam a ver oportunidades e nos levam a sentimentos de felicidade, inspiração e alegria.
Identificar quais são as crenças que estão causando determinadas emoções ajudará você a reduzir a quantidade de tempo e energia que você utiliza para sentir-se infeliz, e também a maximizar sua experiência de sentimentos de felicidade, alegria, inspiração.
Seus sentimentos
Em nossa cultura, muito se fala em relação a estar em boa forma física, trabalhar os músculos e exercitar o corpo. Algumas pessoas também investem na boa forma mental, exercitando a mente para torná-la mais clara, rápida e aguçada. Um número menor pessoas reconhece a importância de se estar em boa forma emocional, de se estar consciente e em controle da nossa experiência emocional em todos os momentos. O “estar inspirado” não significa apenas o “pensar” de forma inspiradora, mas também o “sentir” uma profunda gratidão, entusiasmo e apreciação.
Investir numa rotina de exercício “emocional” irá ajudá-lo a desenvolver uma boa forma emocional. Aprender a se colocar instantaneamente no estado fisiológico de apreciação nos ajuda não somente a nos sentirmos melhor, mas há evidências de que fortalece o sistema imunológico, otimiza a performance mental, estimula a criatividade e o desenvolvimento de habilidades de solução de problemas. Veja mais sobre os sentimentos.
Suas intenções
A criação de uma nova atitude e perspectiva requer uma intenção em foco. Todos nós desenvolvemos padrões emocionais e de pensamento que tornam-se familiares e fáceis de usar. Nossos cérebros são incrivelmente flexíveis – o que significa que nós também somos capazes de modificar nossos padrões neurológicos, e reconstruir nossos cérebros e nossos hábitos através de uma ação intencional. Decida por uma nova ação, e repita a ação até que você não mais necessite pensar sobre ela para agir. É o mesmo procedimento que utilizamos quando aprendemos a dirigir um carro ou a memorizar as tabelas de multiplicação. A plasticidade do nosso cérebro é uma ótima notícia, pois permite que modifiquemos nossas atitudes e experiências emocionais, e permite que crianças com autismo superem suas dificuldades.