Montando palavras com pulos mágicos
Interesses:
Participar de jogos e desafios, atividades físicas como pular e receber cócegas, animais.
Metas principais:
Desenvolvimento da leitura e da escrita a partir da utilização de sílabas que formarão palavras.
Atenção compartilhada de 15 minutos ou mais.
Ação motivadora (o papel do adulto):
O adulto fazer cócegas na criança.
Solicitação (o papel da criança):
A criança ajudar o adulto a montar palavras utilizando sílabas que estarão escritas em pequenas placas. Para a utilização dessa atividade, a criança já deverá ter algum conhecimento sobre famílias silábicas.
Estrutura da atividade:
Liste dois a seis animais que são interessantes para a criança como, por exemplo, pato, gato, rato, sapo, cavalo e macaco. Escreva as palavras em papéis e os coloque numa sacola, para que eles sejam sorteados. Depois, prepare placas coloridas e plastificadas contendo as sílabas que formam as palavras dos nomes dos animais escolhidos. As sílabas devem estar bem grandes e fáceis de ler nas placas (que serão colocadas no chão), pois a criança irá identificá-las à distância. Explique para a criança de forma alegre e entusiasmada que vocês têm várias placas com sílabas diferentes no chão e que estas sílabas vão se transformar em palavras que são nomes de animais quando vocês derem saltos mágicos sobre elas. Explique também que quando vocês formarem o nome de um animal, você vai se transformar no respectivo animal e, com sua forma de se movimentar e seus sons característicos, fará cócegas na criança. Demonstre então como a brincadeira funciona: sorteie uma das palavras da sacola, pule nas placas para juntar as sílabas, fale a palavra para a criança, transforme-se no animal e faça algumas cócegas nela, sem pedir nada em troca. Nos próximos ciclos, sorteie uma palavra, leia a palavra para a criança e mostre a ela o papel (você poderá também escrever a palavra bem grande em um quadro ou cartaz afixado no quarto, de forma a auxiliar a criança a visualizar a palavra que será formada). Convide a criança a procurar pelo quarto as sílabas que formam a palavra sorteada. A solicitação é um convite animado e não uma ordem. Você poderá demonstrar para a criança como pular sobre as sílabas para formar a palavra e convidá-la a fazer o mesmo. Assim que a criança pular nas sílabas formando a palavra, transforme-se no animal e faça cócegas nela.
Variações:
Se a criança não se interessar por receber cócegas, ofereça ações motivadoras diferentes como, por exemplo, desenhe o animal sorteado, faça massagens na criança, rode a criança numa lycra ou a leve para passear em suas costas enquanto você representa o respectivo animal. Se a criança não se interessar por animais, as palavras podem nomear personagens ou meios de transporte que serão representados por você.
Podemos ajustar o grau do desafio dessa atividade pulando em palavras para formar uma sentença. As sentenças podem ser retiradas de letras de músicas, de filmes ou de vídeos que a criança goste. Você poderá escrever a sentença em um quadro ou cartaz afixado no quarto. No caso de sentenças que são falas de personagens conhecidos, represente esse personagem falando como ele. Cada sentença poderá definir que ação divertida você oferecerá para a criança naquele ciclo da atividade.
Aprenda mais sobre o autismo e sobre como ajudar a sua criança em um de nossos cursos. Os cursos são abertos a pais, familiares, profissionais, estudantes e voluntários e as inscrições podem ser parceladas em até 18 vezes.
[cta imagem_url=”/wp-content/uploads/2018/03/banner-cta.jpg” pagina_url=”https://www.inspiradospeloautismo.com.br/curso-inclusao-escolar-para-criancas-com-autismo-modulo-escola-sao-paulo-sp-abril2018/” titulo=”Curso Educação Inclusiva para Pessoas com Autismo – Módulo Escola – Abril 2018″ subtitulo=”O Módulo Escola acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de abril em São Paulo” botao=”Inscreva-se agora”]
7 comentários em “Montando palavras com pulos mágicos – atividade para alfabetização”
Tenho muito interesses, não somente fazer os cursos e sim comprar alguns livros, mas gostaria de saber qual as possibilidades de comprar alguns livros com o cartão vale cultura, caso aceite preciso saber si posso comprar ” em Curitiba” ,por eu morar aqui, ou não? Pretendo comprar nas livraria Curitiba, si tenho os descontos que estão citados nos anúncios dos livros? Desde já agradeço: Obrigada!
Olá Viviane,
Agradecemos seu contato e seu interesse em nossa abordagem e em nossas publicações.
Informamos que, no momento, o PagSeguro e o Cielo, meios que utilizamos para receber pagamentos via cartão de crédito, não estão aceitando o cartão Vale Cultura. São aceitas em nosso site as bandeiras Visa, MasterCard, Elo, American Express, Diners Club, Elo, Aura, Hipercard, Plenocard, Cabral, Avista, Mais!, SoroCard e ValeCard.
Além disso, você poderá realizar o pagamento de sua compra com boleto ou transferência bancária (pelo PagSeguro) ou por meio de um depósito em nossa conta no Bradesco (caso tenha interesse em realizar o pagamento via depósito bancário, poderemos calcular os valores da compra com o frete e lhe enviar os dados da conta e o valor total a ser depositado).
Esclarecemos que a Inspirados pelo Autismo comercializa as publicações pelo site, sendo que não revendemos livros na livraria mencionada por você.
Sobre os livros comercializados em nosso site, acessando o link a seguir você poderá conhecer os pacotes promocionais com até 20% de desconto que estamos oferecendo atualmente: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/pacotes-promocionais/
Estamos à disposição.
Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo
gostei da informação,tenho uma irma de 8 anos que è autista,cada informação que eu adquirir sera de extrema importancia
Oi! Não estou conseguindo baixar nada pois está aparecendo uma mensagem avisando que o DNS não foi encontrado…
Perfeito. Obrigada por compartilhar!
Atividades enriquecedoras, gostei das sugestões e estarei incluindo em minhas aulas, obrigada.
Gostei muito cada informações vão beneficar meu trabalho no dia a dia muito obrigada querida