Dez Coisas que Toda Criança com Autismo Gostaria que Você Soubesse

Aqui estão as Dez Coisas que Toda Criança com Autismo Gostaria que Você Soubesse

Dez Coisas - Inspirados Pelo Autismo

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Assista aqui ao vídeo com uma animação em português baseada no livro das “Dez coisas que toda criança com autismo gostaria que você soubesse”. O vídeo foi produzido pela escola FourC Bilingual Academy, nossa parceira para promover a conscientização sobre as características de pessoas com autismo. Assista e compartilhe! Depois do vídeo, leia abaixo um trecho do livro.

 

Trecho condensado do livro Dez Coisas que Toda Criança com Autismo Gostaria que Você Soubesse – Edição atualizada e ampliada – Ellen Notbohm

Há dias em que a única coisa previsível é a imprevisibilidade; e que o único atributo constante é a inconstância. O autismo é intrigante, mesmo para aqueles que convivem com ele durante toda a vida. A criança com autismo pode parecer “normal”, mas seu comportamento pode ser desconcertante e dificílimo.

O autismo já foi considerado um “distúrbio incurável”. Mas essa ideia caiu por terra diante do conhecimento cada vez maior desse quadro e das constantes descobertas que estão sendo feitas, até mesmo neste momento, enquanto você lê este texto. Todos os dias, indivíduos com autismo nos mostram que são capazes de superar as dificuldades, compensar e administrar muitos dos aspectos desafiadores do autismo. Preparar as pessoas que convivem com nossos filhos, fazer com que elas entendam os elementos básicos do autismo tem um enorme impacto no caminho dessas crianças rumo a uma vida adulta produtiva e independente.

O autismo é um distúrbio complexo, mas, segundo minha experiência, suas inúmeras características encaixam-se em quatro áreas fundamentais: dificuldades de processamento sensorial, atrasos e comprometimento da comunicação, dificuldade no desenvolvimento das habilidades de interação social e as questões da criança como um todo/autoestima.

Embora esses quatro elementos possam ser comuns a várias crianças com autismo, lembre-se de que a razão de ser chamado de espectro é que não há duas (nem dez, nem vinte) crianças com autismo exatamente iguais. Cada criança se encontra num ponto diferente do espectro. É importante lembrar também que cada pai, professor e cuidador tem um grau diferente de compreensão do espectro. Criança ou adulto, cada um terá o seu conjunto único de necessidades.

Aqui estão as dez coisas que toda criança com autismo gostaria que você soubesse.

Eu sou uma criança

Meu autismo é apenas parte do que sou, e não tudo o que sou. Você é uma coisa só ou alguém com pensamentos, sentimentos, preferências, ideias, talentos e sonhos? Você é gordo (está acima do peso), míope (usa óculos) ou desajeitado (não tem coordenação)? Essas podem ser as primeiras características que vejo quando o conheço, mas você é mais do que isso, não é?
Sendo adulto, você tem certo controle sobre a maneira como define a si mesmo. Se quiser destacar uma característica em particular, pode fazer isso. Como sou criança, ainda estou em fase de desenvolvimento. Nem você nem eu sabemos ainda do que sou capaz. Se você me definir por apenas uma das minhas características, correrá o risco de ter expectativas muito limitadas. Além disso, se eu perceber que você não acha que “sou capaz”, minha resposta natural será: “Por que tentar”?

Meus sentidos estão desordenados

Dez coisas que toda criança com autismo gostaria que você soubesseIsso significa que imagens, sons, cheiros, sabores e toques normais que talvez você nem note podem ser extremamente dolorosos para mim. O próprio ambiente muitas vezes me parece hostil. Eu posso parecer distante, agressivo ou mau, mas estou apenas tentando me defender. Uma simples ida ao supermercado pode ser um inferno para mim.
Minha audição pode ser hipersensível. Dezenas de pessoas falam ao mesmo tempo, o alto-falante alardeia a oferta do dia e a música ecoa do sistema de som. Tem também o barulho de caixas registradoras, do moedor de café e do moedor de carne, choro de bebê, carrinhos rangendo e o zunido das lâmpadas fluorescentes. Meu cérebro não consegue filtrar todos esses estímulos e fico sobrecarregado!
Meu olfato pode ser aguçadíssimo. O peixe no balcão da peixaria não está muito fresco, o rapaz ao nosso lado não tomou banho hoje, o setor de frios oferece degustação de linguiças, o bebê à nossa frente na fila sujou a fralda, estão usando amoníaco para limpar o chão do corredor três, onde caiu um vidro de picles. Tenho vontade de vomitar.
Tem tanta coisa agredindo os meus olhos! A luz fluorescente é clara demais e, ainda por cima, pisca. O ambiente parece estar se mexendo; a luz pulsante se reflete em tudo e distorce o que estou vendo. Há objetos demais para que eu consiga manter o foco (meu cérebro pode compensar restringindo o meu campo visual), ventiladores de teto e um monte de gente andando de um lado para o outro. Tudo isso afeta o modo como eu me sinto, e agora eu não consigo nem saber onde meu corpo se encontra no espaço.

Procure distinguir entre “não quero” (escolho não fazer) e “não consigo” (não sou capaz de fazer)

Não é que eu não ouça as instruções, é que eu não consigo entender você. Quando você me chama do outro lado da sala, o que ouço é: “*&^%$#@, Jordan. Em vez disso, venha até mim, ganhe a minha atenção e fale diretamente comigo usando palavras simples: “Jordan, ponha o seu livro na estante. Está na hora de almoçar”. Dessa maneira, eu entendo o que você quer que eu faça e o que vai acontecer em seguida. Assim é muito mais fácil para eu fazer o que você pediu.

Eu penso de forma concreta. Eu interpreto a linguagem literalmente

Você me deixa confuso quando diz “Pé na tábua!”, quando o que realmente quer dizer é, “Corra!”. Não me diga que algo é “moleza” quando não há nenhum objeto mole ali e o que você quer dizer é que “aquilo será uma coisa fácil de fazer”. Quando você diz que “está chovendo canivetes”, eu vejo canivetes caindo do céu. Diga apenas: “Está chovendo muito”.
Expressões idiomáticas, trocadilhos, sutilezas de linguagem, duplos sentidos, inferências, metáforas, insinuações e sarcasmos são incompreensíveis para mim.

“Ouça” todas as maneiras pelas quais eu tento me comunicar

Tenho dificuldade de dizer o que preciso, pois não sei como descrever o que estou sentindo. Posso estar com fome, frustrado, assustado ou confuso, mas por enquanto essas palavras estão além da minha capacidade de expressão. Fique atento à minha linguagem corporal, isolamento, agitação ou outros sinais de que algo está errado. Eles estão lá.
Pode ser também que, para compensar o fato de não conhecer todas as palavras de que preciso, eu pareça um pequeno professor ou artista de cinema, recitando palavras ou roteiros inteiros que estão bem além de meu estágio de desenvolvimento. São mensagens que memorizei do mundo ao meu redor, pois sei que esperam que eu responda alguma coisa quando falam comigo. Posso ter aprendido essas palavras nos livros, na televisão ou ouvindo outras pessoas. Os adultos chamam isso de “ecolalia”. Isso não quer dizer que eu entenda o contexto ou a terminologia que estou usando. Só sei que assim eu saio do aperto quando tenho de dar uma resposta.

Veja só! Minha orientação é visual

Mostre-me como fazer algo, em vez de apenas me dizer como. E esteja preparado para me mostrar várias vezes. Repetições me ajudam a aprender.
Um quadro da minha rotina diária feito com recursos visuais me ajuda ao longo do dia. Ele me poupa do estresse de ter de me lembrar do que devo fazer em seguida, torna mais suave a transição entre uma atividade e outra e me ajuda a administrar o meu tempo e a corresponder às suas expectativas.
Eu preciso ver algo para aprender, pois, para mim, as palavras faladas são como fumaça, elas somem rapidamente antes que eu tenha chance de entendê-las. Não tenho capacidade de processamento instantâneo. As instruções e informações apresentadas visualmente podem ficar diante de mim pelo tempo que eu precisar, e não terão mudado quando eu consultá-las de novo mais tarde. Sem isso, fico constantemente frustrado, pois sei que perdi muitas informações e que não atendi às suas expectativas, e não há nada que eu possa fazer a esse respeito.

Concentre-se naquilo que eu consigo fazer, e não naquilo que eu não consigo fazer

Assim como qualquer outro ser humano, eu não consigo aprender num ambiente onde sou constantemente levado a sentir que não sou bom o suficiente e que preciso de “conserto”. Evito tentar qualquer coisa nova quando tenho certeza de que só receberei críticas, por mais “construtivas” que você ache que elas são. Procure meus pontos fortes e você vai encontrá-los. Quase sempre, há mais de uma maneira certa de fazer as coisas.

Ajude-me a interagir socialmente

Pode parecer que eu não quero brincar com as outras crianças no parquinho, mas a verdade é que simplesmente não sei como iniciar uma conversa ou entrar numa brincadeira. Ensine-me a brincar com as outras crianças. Incentive-as a me convidar para brincar com elas; talvez eu fique muito contente por ser incluído.
Eu me saio melhor em atividades estruturadas que tenham começo e fim bem definidos. Não sei interpretar as expressões faciais, a linguagem corporal e as emoções dos outros. Se eu der risada quando a Emily cair do escorregador, isso não significa que eu tenha achado engraçado, mas, sim, que não sei o que dizer. Fale comigo sobre os sentimentos da Emily e me ensine a perguntar: “Você está bem”?

Identifique a causa dos meus descontroles

Descontroles emocionais e explosões são mais terríveis para mim do que para você. Eles ocorrem porque um ou mais dos meus sentidos estão sobrecarregados, ou então porque fui forçado além dos limites das minhas habilidades sociais. Se você conseguir descobrir o que desencadeia minhas crises, poderá evitá-las. Faça um registro de horários, lugares, pessoas e atividades em que isso acontece. Assim, talvez você identifique um padrão.
Lembre-se de que tudo o que eu faço é uma forma de comunicação. Mostra aquilo que minhas palavras não conseguem expressar, como estou reagindo a algo que está acontecendo à minha volta.
Meu comportamento pode ter uma causa física. Alergias e intolerâncias alimentares, distúrbios do sono e problemas gastrintestinais podem afetar meu comportamento. Procure sinais, pois talvez eu não seja capaz de lhe falar sobre essas coisas.

Ame-me incondicionalmente

Elimine pensamentos do tipo: “Se ele ao menos…” e “Por que ele não tenta…?”. Provavelmente você não correspondeu a todas as expectativas que seus pais tinham em relação a você e não gostaria de ser lembrado disso a todo momento. Eu não escolhi ter autismo. Lembre-se de que isto está acontecendo comigo, e não com você. Sem seu apoio, minhas chances de obter sucesso e ser um adulto independente são ínfimas. Com seu apoio e orientação, as possibilidades são muito maiores do que você possa imaginar.
Três palavras que nós dois temos de ter sempre em mente são: paciência, paciência e paciência. Encare meu autismo como uma habilidade diferente, e não como uma incapacidade. Não se atenha àquilo que talvez você considere minhas limitações; veja meus pontos fortes. Posso ter dificuldade de fazer contato visual e conversar, mas você já percebeu que eu não minto, não trapaceio nos jogos e brincadeiras, nem julgo os outros? Eu dependo de você. Tudo o que eu posso vir a ser não se transformará em realidade sem ter você como base. Seja meu defensor e meu guia, ame-me pelo que eu sou e veremos até onde sou capaz de chegar.

Baixe aqui o E-book gratuito com o trecho condensado do livro Dez Coisas que Toda Criança com Autismo Gostaria que Você Soubesse.

Veja a entrevista com a autora do livro, Ellen Notbohm, em nosso blog.

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36 comentários em “Aqui estão as Dez Coisas que Toda Criança com Autismo Gostaria que Você Soubesse”

  1. Adorei vou passar para Amigos e Professores!

    para poder se atualizar mais.

    criança são todas iguais, tem sentimentos!

      1. Cintia Miranda Pontes

        Gostei muito , muito bacana ! Cada autista é único e tem suas características próprias , é necessário muito amor , paciência e focar no que ele é capaz de fazer .

  2. Adorei. Depois de ler o artigo, poderei adaptar-me à vivencia com o meu filho que tem 6 anos.
    Muita das vezes, penso que ele faz birra porque quer. Agora estou mais elucidado e vou estar atento a tudo que ele faz para poder compreender-lhe.

    Muito obrigado.

    Como posso adquirir o livro completo, sendo que vivo em Luanda-Angola (Africa)?

  3. obrigado ao pessoal da inspirados! com certeza esse livro vai ser de grande ajuda para quem convive e tenta ajudar um autista.quero ler o mais rápido possivel para ajudar meu amigo artur.abraços ,continuem nos ajudando.

  4. Maria Cristina Rosa Santos Gonçalves

    Perfeito, precisamos de muitas divulgações como está, pois contribui, e muito a se desvendar e criar novas e producentes formas para enriquecer este mundo particular.

  5. Maria Itamar

    Eu amo ler todos os comentários sobre o autismo que vocês publicam.Aprendo cada vez mais e repasso para as amigas.Vou comprar o livro e sei que irei aproveitar o máximo.

    1. Alziro Isabel de Souza.

      Achei muito lindo esse texto, devo dizer que aprendi bastante, Deus que abençoe vcs, e com certeza estarei repassando por que acho imprescindível repartir todas as informações no que se concerne ao autismo.

  6. Adorei….muito importante,muito esclarecedor e muito emocionante.. Gostaria que muitas mais pessoas soubessem dessas informações…

  7. Recentemente, meu filho recebeu o diagnóstico de autismo. Todo artigo e resumo de livro sobre o assunto são importantíssimos para me ensinar a entende-lo e prepara-lo para o mundo. Já o amo incondicionalmente. Adorei!

    1. Inspirados pelo Autismo

      Olá Eliana,

      Agradecemos pelos elogios e pela apreciação em relação às nossas publicações e artigos.

      Caso você deseje, você poderá recomendar aos pais também a nossa página de Atividades Interativas, que contém dicas de como criar divertidas atividades interativas que auxiliam a pessoa com autismo a desenvolver suas habilidades: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/atividades-interativas-para-pessoas-com-autismo/#.UpY1WMRDvmc

      Atenciosamente,
      Equipe Inspirados pelo Autismo

  8. Soube a pouco tempo que meu filho é autista. Lutei e já consegui o tratamento. Ele tem 2 aninhos e estou disposta a lutar, por isso vou correr atrás deste livro. Muito bom!

  9. PROFESSORA SILVIA

    Vou receber um aluninho autista na educação infantil. Preciso de ajuda, li esse texto e fiquei com muita expectativa com o livro.

    1. Inspirados pelo Autismo

      Olá Raquel,

      Agradecemos pelo seu interesse em nossas publicações. Esclarecemos que, em nosso site, acessível por meio do link a seguir, você poderá adquirir os livros “Brincar para Crescer” e “Dez Coisas que Toda Criança com Autismo Gostaria que Você Soubesse”: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/loja-virtual/#livros

      O nosso site lhe oferecerá as opções de pagamento por cartão de crédito e também por boleto ou transferência bancária. Assim que o pagamento for confirmado, lhe enviaremos o livro para o endereço inserido no site durante a compra.

      Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo

  10. meu nome e Rosana lucas de almeida

    Adorei saber disso tudo pois meu filho 4 anos e ainda está sendo tudo muito difícil pra mim é tudo qui souber pra ajudar meu filho e muito bem vindo . obrigada

  11. Marcos Fuerte

    Simplesmente maravilhoso, abre nosso horizonte e entendimento para mudar as nossas atitudes perante essas pessoinhas tão especiais.
    Tenho um sobrinho autista e foi muito válido para mim.

    1. Inspirados pelo Autismo

      Olá Marcos,

      Agradecemos o comentário carinhoso sobre a leitura do livro “Dez Coisas que Toda Criança com Autismo Gostaria que Você Soubesse”. Este é sim um livro fantástico e transformador e temos orgulho de tê-lo traduzido para o público brasileiro!

      Gostaríamos de informá-lo que lançamos recentemente um moderno e eficaz serviço que possibilita o aprendizado de estratégias para auxiliar pessoas com autismo de uma forma bem prática: a Resposta Inspiradora.

      A área Resposta Inspiradora é um espaço de acesso exclusivo para assinantes onde pais, familiares, profissionais e pessoas interessadas no tema autismo poderão obter respostas para suas dúvidas sobre o desenvolvimento de pessoas com autismo.

      Assista aos primeiros vídeos da Resposta Inspiradora e veja como esse serviço poderá ajudar você com a suas dúvidas sobre o desenvolvimento de pessoas com autismo: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/area-resposta-inspiradora/

      Para se inscrever nesse serviço, acesse o nosso site pelo link abaixo:
      https://www.inspiradospeloautismo.com.br/loja-virtual/

      Será um prazer compartilhar as estratégias de nossa abordagem com você!

      Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo

    1. Inspirados pelo Autismo

      Olá Cleyse,

      Agradecemos a apreciação de nosso trabalho.

      Além dos livros que poderão ser encomendados em nosso site, informamos que em nosso blog temos uma variedade de artigos, materiais, vídeos e atividades que podem ser úteis para projetos de inclusão escolar! Veja: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/blog/

      Por exemplo, temos em nosso site um cartaz que poderá ser adquirido (ou impresso por você gratuitamente) e que poderá ajudar no processo de conscientização da comunidade da escola em relação ao autismo: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/cartaz-com-15-ideias-para-projetos-de-inclusao-de-alunos-com-autismo/

      Compartilhe o nosso site com os seus familiares e amigos e ajude-nos a divulgar os conteúdos que disponibilizamos!

      Atenciosamente,

      Equipe Inspirados pelo Autismo

  12. Sebastião carlos assensio

    Estou com muita dificuldade com meu filho. Sabemos que ele é surdo porque não ouve, mas existem outras características de autismo. Preciso de ajuda.

    1. Inspirados pelo Autismo

      Olá Sebastião,

      Para saber mais sobre o autismo e poder auxiliar o seu filho, recomendamos a leitura dos livros Brincar para Crescer e Dez Coisas que Toda Criança com Autismo Gostaria que Você Soubesse, disponíveis para encomenda em nosso site.

      Em relação às suas dúvidas sobre o desenvolvimento de seu filho, para que nós possamos conhecer melhor o seu filho e lhe fornecer estratégias personalizadas para o desenvolvimento dele, recomendamos que você agende uma consultoria virtual com a Mariana Tolezani.

      Por meio dessa consultoria, você poderá tirar dúvidas sobre a nossa abordagem, além de receber sugestões, estratégias e ideias para o desenvolvimento de seu filho. Caso deseje mais informações sobre esse serviço, acesse o nosso site pelo link abaixo ou entre em contato conosco pelo email info@inspiradospeloautismo.com.br

      https://www.inspiradospeloautismo.com.br/servicos-para-pessoas-com-autismo/consultas-telefonicasvirtuais/

      Atenciosamente,

      Equipe Inspirados pelo Autismo

  13. francisco de paula silva

    Meu neto, pelo o que diagnosticaram, é autista, e eu e minha esposa, que não é a avó dele, entendemos ele em tudo, amamos ele incondicionalmente, mas os pais não deixam nós chegarmos a ele. Na nossa casa ele é normal, entendemos tudo o que ele quer e fazemos com carinho. Entendemos todos os sinais dele, suas vontades e gostos, mas afastaram ele de nós. Não sei o que fazer. Poderia nos ajudar, legalmente?

  14. Tamires Neves Da Cruz

    Eu amei sobre tudo o que li.
    É realmente assim como foi escrito.
    Tenho um lindo sobrinho, possivelmente com espectro autista, mas o diagnóstico é lento.
    No momento que li parte desse livro, na minha mente via ele como o personagem.
    Agradeço a ajuda.

    1. Inspirados pelo Autismo

      Olá Tamires,

      O livro “Dez Coisas que Toda Criança com Autismo Gostaria que Você Soubesse” tem realmente ajudado muitos pais, familiares, amigos, professores e profissionais a saber mais sobre o universo das crianças com autismo e das crianças com dificuldades de desenvolvimento similares.

      Algumas seções de nosso site poderão ser úteis para você, veja:

      O que é autismo
      https://www.inspiradospeloautismo.com.br/o-que-e-autismo/

      Educação social de pessoas com autismo
      https://www.inspiradospeloautismo.com.br/o-que-e-autismo/educacao-social-no-tratamento-de-autismo/

      Links para informações sobre autismo
      https://www.inspiradospeloautismo.com.br/o-que-e-autismo/links-para-informacoes-sobre-autismo/

      Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo

  15. Edna Aparecida Costa Pereira Moraes

    Amo a educação especial. Quero muito saber mais sobre o autismo. Ja trabalhei com criança autista e tive muita alegria em ajudá-los a conseguir se socializar a conseguir compreender algumas coisas p poderem viver de forma melhor. Mas no momento estou desempregada. Esperando ser chamada devido a pandemia. Em meu estado e município.

  16. Muito interessante , vou compartilhar com outros professores. Muitas coisas eu desconhecia , vídeo muito esclarecedor.

  17. Cada ser é único e é preciso trabalhar mais nos pontos mais fortes para que isso não gere uma frustação.

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Descontos por participante:

Turma 1 – São Paulo – 17 a 20 de setembro

Investimento por participante:
1º lote: R$1428 até o dia 10/07/20 (15% de desconto).
2º lote: R$1512 até o dia 10/08/20 (10% de desconto).
3º lote: R$1680 até o dia 08/09/20 (valor integral).
Inscrições limitadas e abertas até o dia 08 de setembro de 2020 (terça-feira).

Descontos em mais de um curso: Quem se inscrever em 2 cursos, também tem o desconto de 5% somado ao desconto por prazo de inscrição. Quem se inscrever em 3 ou mais cursos tem o desconto de 10% somado ao desconto por prazo de inscrição. Somados, os descontos podem chegar a quase 25% do valor integral dos cursos. Os descontos serão oferecidos no total do carrinho de compras.

Descontos para grupos: Inscrições para grupos de 2 pessoas têm mais 5% de desconto somado ao desconto por prazo de inscrição, e inscrições para grupos de 3 ou mais pessoas têm mais 10% de desconto somado ao desconto por prazo de inscrição. Somados, os descontos podem chegar a quase 25% do valor integral do curso. Os descontos serão oferecidos no total do carrinho de compras se apenas uma pessoa fizer a inscrição para todos. Para que cada membro do grupo possa fazer o pagamento da inscrição separadamente, mas com o desconto de grupo, entre em contato conosco por email.

Descontos por participante:

Turma 1 – São Paulo – 24 a 27 de março

1º lote: R$1428 até o dia 17/12/21 (15% de desconto).
2º lote: R$1512 até o dia 15/02/22 (10% de desconto).
3º lote: R$1680 até o dia 15/03/22 (valor integral).
Inscrições limitadas e abertas até o dia 15 de março de 2022 (terça-feira).

Descontos para grupos: Inscrições para grupos de 2 pessoas têm mais 5% de desconto somado ao desconto por prazo de inscrição, e inscrições para grupos de 3 ou mais pessoas têm mais 10% de desconto somado ao desconto por prazo de inscrição. Somados, os descontos podem chegar a quase 25% do valor integral do curso. Os descontos serão oferecidos no total do carrinho de compras se apenas uma pessoa fizer a inscrição para todos. Para que cada membro do grupo possa fazer o pagamento da inscrição separadamente, mas com o desconto de grupo, entre em contato conosco por email.